
Cidade da Praia, 27 Nov (Inforpress) - A presidente da Social Development Hub, Susana Duarte, afirmou hoje, na Cidade da Praia, que o evento Kumunidadi Summit, previsto para Dezembro, tem como foco principal transformar o sector social em força económica visível e sustentável.
O Kumunidadi Summit, evento pioneiro no país, decorre nos dias 05 e 06 de Dezembro, promovido pela Social Development Hub (SDH), CUFA Cabo Verde e Business Incubation Center (BIC) e visa impulsionar o empreendedorismo social e mecanismos sustentáveis de financiamento.
A iniciativa pretende fortalecer o ecossistema das Organizações da Sociedade Civil e estimular projectos comunitários inovadores.
O encontro, que terá lugar no Banco de Cabo Verde, pretende reunir organizações comunitárias, sector privado, instituições públicas e parceiros internacionais, com o objectivo de desenhar caminhos estratégicos para o sector social, historicamente considerado, “a coluna dorsal do desenvolvimento de Cabo Verde”.
Em declarações à imprensa, Susana Duarte sublinhou que o evento nasce da “urgência de reconhecer e estruturar o impacto real do terceiro sector na economia nacional, frequentemente invisível nas estatísticas formais, mas determinante para o progresso social do País”.
“O sector social tem-se movido como um PIB invisível de Cabo Verde. Desenvolvemos muitas acções que não estão representadas economicamente. É preciso estruturar esse campo para que deixe de ser invisível e para que seja reconhecida a sua força real”, afirmou.
Reforçou ainda que Cabo Verde alcançou o estatuto de país de desenvolvimento médio-alto, apesar de limitações em matérias-primas, graças a uma dinâmica comunitária sustentada pela identidade de solidariedade e cooperação.
Segundo aquela responsável, o Kumunidadi Summit vai promover debates e sessões de networking, além de apresentar soluções concretas de financiamento, incluindo oportunidades disponibilizadas por embaixadas, entidades privadas e organismos multilaterais.
No âmbito do evento, será lançada a Feira de Investimento Social, no dia 6, no Banco de Cabo Verde, vai ser apresentado um Guia de Financiamento para Organizações da Sociedade Civil, elaborado em parceria entre a We Care, a União Europeia e o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.
“Não é apenas o financiamento que representa uma dificuldade, mas sobretudo a capacidade de saber obtê-lo. Muitas candidaturas são rejeitadas não porque não têm mérito, mas porque não dispõem das ferramentas técnicas necessárias. Esse evento é também para capacitar, partilhar experiências de quem já acede aos fundos internacionais e fortalecer competências”, explicou.
O Kumunidadi Summit integra ainda a apresentação de resultados e projectos desenvolvidos ao longo do ano no âmbito de programas de formação em empreendedorismo social, como o Impactar, Ecolid, Nexos e Comunidade 365, iniciados em Janeiro, com acções direccionadas a áreas específicas do desenvolvimento comunitário e da inovação social.
A organização espera que o encontro marque o início de um processo colaborativo de construção de políticas e mecanismos de sustentabilidade, envolvendo Governo, empresas e sociedade civil, com foco nas necessidades reais e no impacto social transformador das iniciativas locais.
KA/SR//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar