JpD diz estar sempre de braços abertos para acolher jovens e dialogar sobre futuro de Cabo Verde (c/áudio)

Inicio | Política
JpD diz estar sempre de braços abertos para acolher jovens e dialogar sobre futuro de Cabo Verde (c/áudio)
10/10/25 - 07:16 pm

Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) – O presidente da Juventude para a Democracia (JpD), Líver Gomes, afirmou hoje que estão sempre abertos para acolher jovens, não no sentido de doutrinar, mas para dialogar sobre o futuro de Cabo Verde.

Estas afirmações foram feitas na abertura da sétima edição da Universidade de Verão da JpD, que acontece de hoje a 12 do corrente, na Cidade Velha sob o lema “Liderar a Mudança e Inspirar Gerações”.

Na sua intervenção, o presidente desta juventude partidária sublinhou que  a JpD está sempre de braços abertos para acolher jovens não no sentido de doutrinar mas para dialogar sobre o futuro de Cabo Verde.

“E jovens são presente e futuro do nosso país, e sendo assim, a forma com que almejamos que o país estivesse depende muito da nossa ousadia”, afirmou, considerando um privilégio realizar desta sétima edição da universidade de verão.

Segundo disse, trata-se de um espaço formativo com o intuito de transformar a juventude de Cabo Verde politicamente, criando oportunidades de ajuda-los a aprender e compreender aquilo que é o know how da política.

“Temos aqui jovens ligados à JpD mas também jovens apartidários e jovens que já algum dia participaram de um outro partido. E isso demonstra a abertura que a JpD tem com a sociedade civil”, mostrou, realçando que a missão desta juventude é servir Cabo Verde.

“A JpD jamais será caixa de ressonância do Movimento para a Democracia. Reconhece o MpD enquanto parceiro, em que comungamos de princípios e valores democráticos. Contudo é um partido que nós confiamos enquanto Governo, mas também quando discordamos em espaços próprios, discordámos”, afiançou.

Instou, por isso, os jovens a serem corajosos, a expressarem sempre o que pensam e a se tornarem guardiões da democracia.

O evento, que reúne 50 jovens representantes de todo o país para formação política, debate e liderança, foi presidido pelo secretário-geral do partido no poder, Agostinho Lopes.

Durante estes três dias vai debruçar sobre vários temas, de entre os quais: “A inteligência artificial e legislação: desafios e oportunidades para Cabo Verde”, “Juventude e Liderança no século XXI”, “Protecção Social”, “Emigração e Diáspora jovem” e “Democracia e Governação em tempo de desafios globais”.

ET/ZS

Inforpress/Fim 

Partilhar