Jovens activistas da Praia participam na IX Cimeira global Open Government Partnership em Espanha

Inicio | Cooperação
Jovens activistas da Praia participam na IX Cimeira global Open Government Partnership em Espanha
09/10/25 - 04:26 pm

Cidade da Praia, 09 Out (Inforpress) – Os jovens Gerson Pereira, Admilson Mendes e Ricardina Semedo participam, enquanto representantes da sociedade civil, na IX Cimeira global Open Government Partnership (OGP) em Victoria-Gasteiz na Espanha, que decorre de 06 a 09 de Outubro.

Em declarações à Inforpress, o jovem activista e presidente residente da Associação Kelém em Desenvolvimento (AKD), Gerson Pereira, explicou que o convite para participar neste evento é estendido a todas as organizações da sociedade civil ligadas à OGP, mas que é exigido uma candidatura, alguns critérios e exigências para selecção.

Contou que esta cimeira está a ser uma oportunidade “incrível” de aprendizado, e que, enquanto organização da sociedade civil, vivenciam experiências de outras organizações do mundo, no âmbito de liderança e iniciativas de governo aberto.

“Temos aprendido muito sobre a importância do engajamento da sociedade na elaboração e execução de políticas do Governo aberto, que visa promover a transparência, a participação cidadã e a prestação de contas”, informou este activista que está a participar nesta cimeira desde o dia 06 de Outubro.

Para Gerson Pereira, a nível da sociedade civil, este evento vai contribuir para compreender melhor a “importância fulcral” que a sociedade civil tem para a construção de uma sociedade mais justa e transparente.

“A democracia fortalece quando o governo e a sociedade civil trabalham juntos, quando as decisões são tomadas com base em consultas colaborativas, quando vozes das comunidades são ouvidas”, sublinhou, dizendo que é “importante” que os governos locais e centrais deixem de ver as organizações da sociedade civil como “inimigas” ou opositores quando estas assumem posturas críticas ou posições reivindicativas que visam a resolução de problemas sociais.

Disse esperar que os governos continuem a trabalhar para uma “maior transparência e prestação de contas” nas políticas e decisões públicas, sendo estes os dois “maiores pilares” da democracia.

Em relação a Cabo Verde, continuou que é preciso criar e implementar em breve o seu terceiro plano de governo aberto para se poder criar planos a nível dos municípios, contribuindo para uma governação “mais eficiente e uma nação mais prospera”.

A nível internacional avançou que é a segunda vez que a rede participa e que a primeira vez aconteceu no Quénia, no Fórum Regional.

A OGP é uma iniciativa multilateral global criada em 2021 e que hoje conta com cerca de 75 países membros e centenas de vozes de organizações da sociedade civil, visando promover a transparência, inclusão e accountability na governação, com base na participação cidadã, inovação e uso da tecnologia.

A RACMS é membro do Fórum Nacional Multissetorial da OGP desde 2022, tendo colaborado activamente para a elaboração do segundo (II) Plano de Acção Nacional para o Governo Aberto de Cabo Verde (2022-2024) que engloba compromissos a nível da governação aberta (abertura de dados), modernização do estado (co-criação de serviços públicos), transparência nas pescas, transparência nas finanças públicas e aproximação da justiça ao cidadão (acesso a informação jurídica e linguagem jurídica).

Esta cimeira reúne mais de dois mil participantes entre membros de governos, representantes da sociedade civil e responsáveis políticos de todo o mundo com diversos painéis de troca de experiências, boas práticas e iniciativas de governo aberto.

DG/ZS

Inforpress/Fim 

Partilhar