*** Por Feliciano Monteiro, da Agência Inforpress***
Assomada, 08 Jan (Inforpress) – Évina Tavares é uma jovem do município de Santa Catarina (Santiago) que venceu o cancro em 2024 e no mesmo ano realizou o sonho de ser empreendedora do ramo de restauração e bar.
Em entrevista à Inforpress, sem entrar em detalhes sobre essa “doença grave”, a jovem de 23 anos falou das situações difíceis e a forma como encarou a doença, diagnosticada em 2023, sendo tão nova e mãe de um filho menor.
“Não foi fácil (…) Tento esquecer o que passei após descobrir essa doença em 2023, mas não consigo”, contou, destacando o apoio recebido por parte dos familiares e amigos, durante o tratamento dentro e fora do país.
Ciente de que muitas outras mulheres podem vê-la como modelo de inspiração, por vencer o cancro e ainda conseguir tornar-se empreendedora, admitiu que ainda não fez nada pela causa.
“Ainda não estou preparada para ajudar outras mulheres que têm ou estão a lutar contra uma doença grave, neste particular cancro, mas, no dia em que me sentir preparada vou ajudá-las”, disse, revelando que no futuro quer também ser empreendedora social da causa.
Ainda tentando superar esta doença, a jovem diz-se feliz por realizar o sonho de abrir um negócio próprio, o restaurante e bar Ratatouille, no centro da cidade de Assomada.
Além do restaurante, que contou com apoio financeiro de um familiar e apoio moral de várias pessoas próximas, esclareceu que a empresa, ora criada, tem 25 funções.
“Cada ano pretendo abrir uma das 25 empresas, pode passar 25 anos ou 50 anos, mas quero abrir todas estas 25 empresas”, perspectivou, definindo como próximo passo a abertura de uma loja para venda de frutas seguida de boutiques.
Emocionada, a entrevistada da Inforpress, reiterou ainda a intenção de “num futuro próximo” apoiar outras mulheres a superar o cancro e ainda ajudar outros jovens a serem empreendedores de sucesso.
Focado no sucesso, a jovem que pretende fazer ensino superior no próximo ano lectivo, quer inspirar outros jovens, salientando que é possível viver bem em Cabo Verde e contribuir para este arquipélago.
O restaurante e bar, instalado num espaço alugado, que funciona de segunda-feira a sábado, serve pequeno almoço, almoço e jantar, sob encomenda, entre as 08:00 e as 20:00, e fim-de-semana até 00:00, e emprega duas pessoas.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar