Jovem emigrante em França volta a Assomada para ensinar francês às crianças (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Jovem emigrante em França volta a Assomada para ensinar francês às crianças (c/áudio)
11/06/25 - 05:30 pm

Assomada, 11 Jun (Inforpress) – A santa-catarinense Esmeralda Correia emigrou para a França aos 10 anos e, após 11 anos, retornou ao seu município natal para realizar o seu estágio obrigatório, dedicando-se ao ensino do francês para crianças de 5 anos.

A jovem estudante de Línguas Estrangeiras em França, na Universidade Côte d´Azur, com a oportunidade de escolher onde fazer o seu estágio, decidiu fazê-lo no município, onde nasceu, com o objectivo de proporcionar às crianças das localidades mais distantes a oportunidade de aprender uma nova língua. 

Esmeralda Correia ensina francês às crianças do pré-escolar, que muitas vezes não têm acesso a esse tipo de formação devido à falta de professores ou recursos na região.

Segundo Esmeralda Correia, o estágio tem sido uma experiência muito positiva e destacou o entusiasmo e a facilidade de aprendizagem das crianças nesta faixa etária.

“Elas aprendem com facilidade e é impressionante como conseguem descrever o que aprenderam em pouco tempo”, afirmou, reforçando que essa é a idade ideal para iniciar o estudo de uma nova língua, pois a assimilação é mais natural e eficiente.

Esmeralda revelou que, ao crescer em Santa Catarina, não teve a oportunidade de aprender nenhuma língua estrangeira, o que dificultou a sua integração após imigrar para a França e neste momento, acredita que o conhecimento de línguas estrangeiras é fundamental, especialmente na actualidade, onde a comunicação internacional e a mobilidade aumentaram.

A mesma fonte destacou que, embora não seja possível tornar as crianças fluentes em francês somente neste período que é limitado, esta é uma base para que surjam novos projectos de continuidade, visto que, o aprendizado das línguas estrangeiras, nem que seja o básico, ajuda a abrir portas e facilita futuras oportunidades.

Além do ensino, Esmeralda faz um apelo para que outras pessoas se engajem em projectos similares de ensino de línguas para os mais novos, incluindo português, francês, inglês e espanhol, reforçando que o início precoce na aprendizagem de línguas é crucial para melhorar a comunicação e facilitar a integração de crianças, sobretudo num contexto de migração crescente.

A estudante enfatizou a necessidade de espaços dedicados ao ensino de línguas, com foco na conversação, para que as crianças desenvolvam habilidades de comunicação oral e possam formar frases de maneira mais natural.

Segundo Esmeralda Correia, o ensino do francês e do inglês agora se inicia mais cedo no sistema educativo, mas que é um ensino mais formal, que enfatiza aspectos gramaticais, mas a prática da fala é fundamental para uma comunicação eficaz.

Esmeralda Correia, cuja experiência de vida reflecte a importância do aprendizado de línguas desde cedo, disse esperar que o seu trabalho inspire outros a contribuirem para o desenvolvimento linguístico das crianças de Santa Catarina e de todo o país, preparando-os para um futuro de maior inclusão e oportunidades globais.

O estágio está a decorrer no Jardim de Infância da localidade de Nhagar, numa parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina, que demonstrou total abertura para receber novos estagiários e mais programas desta natureza.

MC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar