José Filomeno Monteiro prioriza democracia e direitos humanos na política externa cabo-verdiana

Inicio | Cooperação
José Filomeno Monteiro prioriza democracia e direitos humanos na política externa cabo-verdiana
09/10/24 - 02:44 pm

Cidade da Praia, 09 Out (Inforpress) – O novo ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que Cabo Verde terá de privilegiar “a ideologia” ou mesmo “continuar a alinhar-se com os princípios que norteiam a política externa”, baseada na "democracia e os direitos humanos”.

José Filomeno Monteiro, que também tem sob a sua responsabilidade a pasta da Cooperação e Integração Regional, deu a conhecer à imprensa este propósito após a cerimónia de posse na Presidência da República, que o formaliza como o sucessor de Rui Figueiredo, onde defendeu a democracia e os direitos humanos como “valores que o país defende”.

Cabo Verde, sendo um país que defende valores e princípios, explicitou, não se preste a fazer escolha entre povos, amigos ou inimigos, mas responde aos valores e aos princípios e, naturalmente, irá funcionar em função disso.

O novo chefe da diplomacia cabo-verdiana disse que do seu ponto de vista há duas formas de ver os conflitos por que passa o mundo, alegando que Cabo Verde irá ver que parte irá merecer o seu apoio, em base da ideologia ou continuar a alinhar-se com os princípios que norteiam a política externa, ou seja, “os valores que o país defende como a democracia e os direitos humanos”.

“Não nos interesse quem os viola, quem os viola não tem o nosso apoio, obviamente, e nós alinhamo-nos com aqueles que partilham, também os valores que partilhamos. Estamos aqui, enquanto Governo, para servir Cabo Verde e os cabo-verdianos e, temos que ter sempre em mente quais são os interesses mais legítimos e mais prementes dos cabo-verdianos e de Cabo Verde", realçou.

“Há muitos dossiês prioritários. Quanto a mim, as relações externas não têm vida própria, são transversais e destinam-se a apoiar dinâmicas, mesmo que sectoriais, portanto, não há um ministério dos negócios estrangeiros que irá se ocupar de dossiê específicos”, referiu, num momento que, admitiu, o mundo vive uma conjuntura conturbada.

Filomeno Monteiro disse que se sente motivado para partilhar todo o seu engajamento total, por forma a colocar toda a sua experiência acumulada na sua longa carreira diplomática/política ao serviço do país.

Juntamente com José Filomeno Monteiro tomou posse a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, reconduzida ao cargo, Miryan Djamila Sena Vieira.

SR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar