Cidade da Praia, 08 Ago (Inforpress) – O novo ministro do Mar, Jorge Santos, empossado hoje no cargo, prometeu dar continuidade às políticas públicas deste sector, de modo a colocar o mar no centro das actividades e da vida económica do país.
“É um desafio que nós vamos dedicar com responsabilidade grande, temos uma agenda muito forte a nível da preservação do oceano e do mar, das políticas de ordenamento do território, principalmente costeiro, da economia marítima, da pesca, actividades da indústria do mar”, apontou após tomar posse, em cerimónia presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves.
Além desses desafios, Jorge Santos, que destacou a evolução do sector da economia marítima, prometeu dar continuidade a toda política implementada até agora, de modo a colocar o sector do mar cada vez mais no centro das actividades e da vida económica da nação.
Tendo em conta que se trata de um “sector complexo” que engloba o mar, o ambiente, colaboradores de diversos sectores, o privado e vários outros, o novo titular da pasta do Mar prometeu trabalhar ainda na base do diálogo e bom senso.
“Não há nenhum ministério que não funcione com colaboradores. Os trabalhadores têm as suas expectativas, exigências, e, no quadro de diálogo, de bom senso, e sempre com foco na realidade que nós temos a nível nacional, dar passos seguros, a crescer valor, mas nunca perdendo a orientação e o foco do país real que nós temos”, sublinhou.
Jorge Santos reconheceu também o trabalho que os ministérios do Mar e dos Transportes têm feito na implementação e criação da linha marítima Praia/Dakar/Abidjan e resto da África Ocidental e prometeu também dar continuidade para uma maior integração do país.
“Cabo Verde tem as suas especificidades como ilhas e, com certeza, é um dos sectores onde nós temos também que ganhar com a integração”, apontou.
Na ocasião, adiantou que a partir de agora o ministério do Mar deixa de ter a gestão directa nos transportes marítimos.
Jorge Santos acumula a pasta do Mar com o cargo de ministro das Comunidades.
Sucede a Abraão Vicente que saiu do Governo para concorrer ao cargo de presidente da Câmara Municipal da Praia, nas autárquicas deste ano.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar