
Cidade da Praia, 18 Nov (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) vem fortalecendo a investigação o que permite que os estudos produzidos contribuam “de forma mais eficaz” para a definição de políticas públicas em Cabo Verde, considerou o presidente da Comissão Científica.
“Nós criamos, nos últimos anos, um ecossistema mais favorável ao surgimento e desenvolvimento dos nossos investigadores e que esses trabalhos possam contribuir para políticas públicas mais eficazes, reduzir o custo dessas políticas e aumentar a eficácia dessas medidas”, vincou António Baptista.
A mesma fonte falava à imprensa na abertura da 3.ª edição da iniciativa “Open Day da Ciência e da Cultura”, promovido pela Uni-CV.
O evento de dois dias visa valorizar, divulgar e aproximar o conhecimento científico e cultural produzido na academia da sociedade.
Segundo António Baptista, a investigação deixou de ser “o parente pobre” da universidade, graças a um conjunto de medidas que têm incentivado o surgimento e fortalecimento de novos investigadores.
O presidente da Comissão Científica ressaltou ainda que a iniciativa “Open Day da Ciência e da Cultura”, tem registado crescente participação e qualidade.
“São trabalhos de grande qualidade, feitos pelos nossos licenciados, mestres e por professores doutores que actuam como investigadores na nossa universidade”, afirmou.
António Baptista sublinhou ainda a articulação crescente entre a Uni-CV e diversas instituições nacionais e internacionais, sublinhando que neste momento a universidade tem vários centros de investigação como o Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF).
O programa do evento integra sessões científicas, tardes culturais, apresentações de curtas-metragens, comunicações temáticas e exposições de posters, num ambiente que promove a multidisciplinaridade e o intercâmbio de ideias entre investigadores, estudantes e público.
Ao longo dos dois dias, serão apresentados estudos que abrangem saúde pública, ambiente, tecnologia, direito, educação, psicologia, linguística, desporto e cultura, incluindo investigações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
TC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar