Cidade da Praia, 16 Abr (Inforpress) – O Instituto Politécnico de Artes promoveu hoje uma dinâmica de sensibilização e prevenção da Violência Baseada no Género (VBG) envolvendo turmas de Contabilidade, Gestão Empresarial e Secretariado Executivo.
A acção ocorre no âmbito do projecto “Melhor acesso a recursos e cuidados de qualidade para mulheres e meninas vítimas de VBG no Fogo, Santo Antão e Santiago”, liderado pela Fundação Religiosos para la Salud (FRS), os Irmãos Capuchinhos de Cabo Verde e Cáritas Porto Novo, em colaboração com o Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade de Género (ICIEG).
O projecto, financiado pela Agência de Cooperação Espanhola (AECID, sigla em espanhol) no valor de 475 mil euros, visa aumentar a consciencialização sobre o problema e fornecer ferramentas para a prevenção e intervenção adequadas, de acordo com a instituição.
Em declarações à imprensa, a presidente do Instituto Politécnico de Artes, Ana Reis Teixeira, ressaltou que a escolha do tema se deve, sobretudo, ao facto de mostrar que a escola está “engajada e preocupada” com a questão de género e de violência no país.
“De igual modo tem a ver, sobretudo, com a dinâmica de alerta aos formandos para quando estão no mercado de trabalho, particularmente, as secretarias, que muitas vezes são vitimas de assedio, da violência sexual”, acrescentou, alegando a necessidade de preparar os formandos para o mercado de trabalho.
Cerca de 30 jovens participam nesta accão de formação que, de acordo com Ana Reis Teixeira, vai abranger turmas com formações mais duradouras, com o propósito de capacitar mulheres que são vítimas no mercado de trabalho.
JBR/PC//AA
Inforpress/Fim
Partilhar