Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) – Os preços dos produtos importados e exportados aumentaram 1,0 % e 2,9 %, respectivamente, no mês de Outubro, face ao mês anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo dados revelados pelo INE, os preços dos produtos importados aumentaram 1,0 % em Outubro de 2024, valor superior em 1,9 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior, enquanto que a taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em 2,9 % em Outubro de 2024, valor superior em 4,2 p.p. face ao mês anterior.
Esse aumento foi impulsionado por variações em várias categorias de produtos, desde os bens de consumo que registraram um aumento de 1,8 %, com destaque para os produtos alimentares primários, que subiram 2,5 %.
Enquanto que os bens intermédios apresentaram uma alta de 1,7 %, devido principalmente ao aumento de 14,3 % nos produtos transformados para indústrias várias.
Os combustíveis também tiveram um crescimento “modesto” de 0,5 %, relacionado ao aumento na subcategoria de combustíveis.
Por outro lado, a categoria bens de capital teve uma queda de (-0,9%,) reflectindo a diminuição de preços nos automóveis para uso particular, que caíram -13,6 %.
A taxa de variação mensal registada pelo Índice de termos de troca foi de 1,8 %, aumentando 2,3 p.p. face ao valor registado no mês anterior, lê-se na nota.
Ainda o INE, em termos homólogos, ou seja, comparado a Outubro de 2023, os preços dos produtos importados aumentaram 0,4 %, enquanto os índices subjacente e volátil também subiram 0,4%.
O índice de preços das exportações alcançou 148,1 pontos em Outubro de 2024, marcando um aumento de 2,9% em relação ao mês anterior.
Esse crescimento foi impulsionado especialmente pelo aumento nos preços dos produtos exportados, com destaque para os índices subjacentes e o volátil na exportação registaram acréscimos de 3,5 % e 0,7 % respectivamente, face ao registado no mês anterior.
Segundo ainda a mesma fonte, em comparação com Outubro de 2023, o índice de preços das exportações teve um expressivo crescimento de 28,6 %. Os índices subjacente e volátil também apresentaram aumentos significativos de 36,3 % e 6,6 %, respectivamente.
O Índice de Termos de Troca (ITT), que mede a relação entre os preços das exportações e importações, registrou um aumento de 1,8 % em Outubro de 2024, situando-se em 104,9 pontos, enquanto que em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em 28,0 %.
JBR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar