Cidade da Praia, 10 Abr (Inforpress) - A inauguração do Parque Tecnológico, actualmente a funcionar na cidade da Praia com várias empresas e mais de trezentos funcionários, está prevista para o início do mês de Maio, conforme avançou hoje o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Este anúncio foi feito pelo chefe do Governo, à imprensa, após o encerramento da conversa aberta com centenas de jovens no evento "Jovem Tek", que aconteceu no Parque Tecnológico de Cabo Verde, na cidade da Praia.
Segundo informou, a primeira inauguração acontecerá no dia 05 de Maio, no Parque Tecnológico na cidade da Praia e no dia seguinte, em São Vicente.
Por seu lado, o presidente do conselho de administração, Carlos Monteiro, enalteceu este investimento, destacando que vai trazer "grande impacto" para o desenvolvimento do país.
“O digital é o pilar da economia. Os jovens podem esperar muito deste espaço que irá ajudá-los a desenvolver as suas ideias “garantiu.
Trata-se de um investimento do Estado de Cabo Verde, com capacidade para albergar de 40 a 50 empresas, dependendo da dimensão, conforme adiantou.
As obras para a instalação do Parque Tecnológico, na cidade da Praia, deveriam ser concluídas no primeiro trimestre de 2023, mas devido à crise mundial provocada pela pandemia da covid-19 e a guerra motivada pela invasão da Rússia à Ucrânia, registou-se o atraso na sua conclusão, conforme foi justificado anteriormente por Carlos Monteiro.
Este investimento está avaliado em cerca de 35 milhões de euros, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), e mais uma contrapartida do Estado de Cabo Verde em cerca de 4 milhões de euros.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar