Achada Igreja, 27 Abr (Inforpress) – O presidente da câmara de São Salvador do Mundo fez hoje um balanço “extremamente positivo” da Feira de Agro-negócio, que vinha decorrendo desde sexta-feira, sublinhando que a mesma permitiu divulgar os produtos de toda a ilha de Santiago.
“O balanço que podemos fazer desta sexta edição da Feira de Agro-negócios “Agro-Picos” é extremamente positivo, aliás superou mais uma vez as nossas expectativas”, disse Ângelo Vaz, destacando a presença de expositores e feirantes locais e dos demais oito municípios da ilha de Santiago.
O autarca de São Salvador do Mundo (Picos), que falava em declarações à Inforpress, fez saber que a presença de feirantes e expositores dos demais municípios santiaguenses, teve como objectivo mostrar o que de bom também se faz nos mesmos, para que os visitantes, sobretudo turistas possam ter opções diversificadas dos produtos e conhecer melhor o interior de Santiago.
Segundo ele, a edição de 2025 do certame além de dinamizar a economia local, criar oportunidades para os produtores, artesãos e jovens empreendedores, divulgar e “espelhar” as potencialidades da ilha de Santiago, nomeadamente os produtos agro-alimentares, artesanais, gastronómicos, culturais e pecuários, ficou marcado pela realização de actividades culturais e desportivas.
“A feira que desde a primeira edição [em 2016] tem sido um sucesso, é vista pelos salvadorenhos como um dos momentos mais importantes das festividades de São Salvador do Mundo. Por isso, a câmara está comprometida em continuar a trazer eventos do tipo para São Salvador do Mundo”, comprometeu-se Ângelo Vaz.
Os feirantes e expositores também fizeram um balanço positivo do evento, organizado pela Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, no âmbito das festividades do santo padroeiro com o mesmo nome, que se comemora a 04 de Maio.
O evento decorreu durante três dias no polivalente de Achada Igreja, e contou com a participação de mais de 30 expositores locais e de outros municípios da ilha de Santiago.
Para assinalar as festividades do seu santo padroeiro, prevê-se a realização de um leque de actividades culturais e desportivas e ainda inauguração do miradouro de Alto Babosa, aprazada para 02 de Maio próximo.
Da programação consta ainda o festival de música “Nhu Sior do Mundo”, destaque das festividades, sob a responsabilidade da empresa King Place Eventos, enquanto a edilidade salvadorenha mantém-se como promotora oficial.
De entre os nomes do cartaz do certame musical, que acontece somente num dia, 02 de Maio, no largo da rua da cidade de Achada Igreja, foram anunciados Ruben Teixeira, Milito Freire, Willy Semedo, Elji Beatzkilla, Trakinuz, Zé Spanhol, Edu DSD, Toru e Zeny Gaita, MC Acondize, Ana Mileida e Milene dos grupos de batuco Freirianas Guerreiras e Flor de Esperança, respectivamente.
As festividades terão o seu ponto alto no domingo, 04 de Maio, com uma procissão e missa em honra ao orago local, e à semelhança dos anos anteriores, espera-se reunir milhares de fiéis de todos os concelhos da ilha de Santiago nos Picos.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar