Ilha do Sal: Governante reconhece necessidade de capacitar cada vez mais profissionais que lidam com crianças em situação de perigo

Inicio | Sociedade
Ilha do Sal: Governante reconhece necessidade de capacitar cada vez mais profissionais que lidam com crianças em situação de perigo
15/10/24 - 09:49 pm

Espargos, 15 Out (Inforpress) - A secretária de Estado de Inclusão Social disse hoje no Sal que o objetivo do Governo é capacitar cada vez mais profissionais que lidam com crianças em situações de perigo e que põem em causa os seus direitos.

Lídia Lima deu esta garantia durante o acto de abertura das acções de capacitação sobre protecção e prevenção da criança e adolescentes contra violência sexual em viagem e turismo, que aconteceu no Salão Nobre do Paços do Concelho na ilha do Sal.

Conforme a secretária de Estado, estas acções de capacitação se enquadram no âmbito do plano de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, visando reforçar a capacitação dos técnicos das instituições que lidam, direta ou indiretamente, com essas situaçoes, nomeadamente operadores turísticos, Polícia Nacional, Municipal e Polícia Judicial.

“Portanto, nós temos esse objetivo de preparar melhor esses profissionais que de certa forma têm essa responsabilidade de identificar e até de evitar situações de perigo e de risco para as nossas crianças e adolescentes em Cabo Verde”, sublinhou.

“Os dados apelam para um cuidado redobrado das autoridades competentes, mas nós estamos com o sector turístico enfrentando crescimento e nós sabemos que o sector do turismo é um sector que traz benefícios, mas também acarreta outras situações que põem em causa alguns direitos, nomeadamente das nossas crianças e adolescentes”, continuou.

Para Lídia Lima, é nesse sentido que estão a trabalhar na prevenção, “implementando um conjunto de medidas que tem sido adotadas pelo Governo” para proteger melhor os direitos das crianças.

“As várias instituições que são parceiras do ICCA têm vindo a fazer esse trabalho em rede, mas criamos esse plano de combate à violência sexual para complementar as outras medidas que visam exactamente proteger os direitos das nossas crianças, como a estratégia de erradicação da pobreza extrema”, sublinhou.

Para isso lembrou do programa Fundo Mais, que para a mesma fonte “é um instrumento que foi criado exactamente para reforçar a atuação no âmbito dessa estratégia”.

A governante anunciou as mesmas medidas para os sectores de educação, da saúde e da justiça, que levaram à revisão do código legal, bem como o regime jurídico geral da proteção da criança e do adolescente.

Por fim, sublinhou que estes profissionais que irão beneficiar dessa formação têm essa “grande responsabilidade” de identificar e de evitar também situações de perigo.

“Por isso precisamos garanti-los mais capacitação e mais conhecimento, para que possam responder atempadamente e com responsabilidade perante essas situações de perigo”, concluiu.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar