Ilha do Sal: Fiéis católicos celebram dia de Nossa Senhora de Fátima com missa que recorda a primeira aparição da santa

Inicio | Sociedade
Ilha do Sal: Fiéis católicos celebram dia de Nossa Senhora de Fátima com missa que recorda a primeira aparição da santa
13/05/24 - 04:07 pm

Espargos, 13 Mai (Inforpress) - Fiéis católicos de toda a ilha do Sal celebram hoje o dia de Nossa Senhora de Fátima com missa que recorda a primeira aparição da santa, ocorrida em 1917, a três crianças na cidade de Fátima, em Portugal.

A festa de Nossa Senhora de Fátima reúne fiéis de toda ilha na tarde desta segunda-feira, 13 de Maio, na capela que leva o mesmo nome e que fica nas proximidades da cidade de Santa Maria.

Conforme o padre Eliseu Lopes, pároco da paróquia de Santo António, há uma grande afluência de pessoas devotas de Nossa Senhora que, independentemente do dia da semana, vão ao alto da Fátima para participar da celebração.

Nossa Senhora de Fátima é celebrada mundialmente, e aqui na ilha do Sal também muitas pessoas vão até o alto da Fátima para participar na missa, porque Maria é a mãe de Jesus, mãe da igreja e nossa mãe que apareceu aos três pastorinhos para pedir a paz ao mundo”, explicou o padre.

O pároco explicou que as celebrações têm vindo a ser realizadas em horário pós-laboral, às 18:30, para que as pessoas possam ir até a esta zona, realçando, entretanto, que este ano, devido às condições em que se encontra a estrada e as obras em curso, não vai haver peregrinação a pé, como tem sido hábito nos últimos anos.

“A igreja é a nossa mãe, mas temos uma mãe do céu, ela é a rainha da paz, tão necessária em tempos difíceis com que muitos países passam neste momento”, acrescentou o padre Eliseu Lopes para quem é preciso olhar para Maria e invocar a paz.

Os festejos de hoje, 13 de Maio, celebram a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima que, de acordo com a comunidade católica, em 1917, teve seis aparições, sempre no dia 13 de cada mês, de Maio a Outubro.
NA/CP

Inforpress/Fim

Partilhar