Ilha do Sal: Colégio Letrinhas assinala dia do professor com “Open Day” e homenagens a figuras de referência na ilha

Inicio | Sociedade
Ilha do Sal: Colégio Letrinhas assinala dia do professor com “Open Day” e homenagens a figuras de referência na ilha
24/04/24 - 02:41 pm

Espargos, 24 Abril (Inforpress) - O Colégio Letrinhas no Sal assinalou o dia do professor cabo-verdiano com um “Open Day” e homenagens a figuras de referência na ilha, abrindo assim as portas à comunidade para conhecer as novas instalações.

As actividades arrancaram no início da tarde de terça-feira, 23, com o projecto “Down Cooking”, uma actividade culinária virada à educação especial, com seis alunos do colégio acompanhados por dois membros da Associação de Chefes de Cabo Verde, seguida da inauguração da esplanada “Os compas”, em homenagem a esses alunos especiais, atribuindo o nome pelo que são carinhosamente chamados.

Nesta senda de inaugurações, foi inaugurada também a sala de produções “Cromossoma do Amor”, que é onde os “compas” colocam “a mão na massa”.

A directora da escola, Sílvia Sousa, explicou que este dia aberto à comunidade salenses é no sentido de, não só comemorar o dia do professor, mas dar a conhecer as novas instalações e os novos projectos a serem implementados.

“Fizemos recentemente uma mudança de espaços, temos estado ainda no processo de instalação e aproveitamos agora o dia do professor para fazer o ‘open day’ a toda a comunidade que nos queira visitar e aproveitar para lançar alguns projectos que têm estado em carteira”.

“Uma das bandeiras do colégio continua a ser a educação especial e hoje juntamente com alguns chefes da Associação de Chefes de Cabo Verde estamos a apresentar à comunidade estes alunos que estão quase no fim do secundário, a fim de as empresas tenham as portas abertas para acolhê-los”, frisou.

O repto também foi para as instituições de ensino superior com condições de acolhê-los e dar-lhes oportunidades, para de uma forma diferenciada, conseguirem fazer a sua formação.

Enquadrada nos novos projectos do colégio, associada a uma disciplina não curricular que é a educação financeira, a escola prestou ainda homenagem a Porfíria Ferrer, conhecida por “Chia d´loja”, e Maria Silva, também conhecida por “Nha Marquinha”, duas comerciantes de referência na ilha do Sal, atribuindo o nome das duas a dois espaços no colégio. Pelas palavras da directora da escola, Sílvia Sousa, duas figuras consideradas “importantes” dentro da lógica do empreendedorismo.

“Duas figuras distintas que há muito tempo chegaram, e com o sentido de oportunidade e de investimentos, se estabeleceram na ilha, dinamizando a ilha desde a década de 60 e têm este mérito para nós e constituem exemplos para os alunos”, contou.

Outro projecto que foi apresentado durante o “Open Day” do Colégio Letrinhas, foi a quinta dos Caliços, uma forma encontrada pela direcção da escola de aproximar os alunos do ambiente, que, conforme a directora, tem contribuído bastante para melhoramento comportamental dos alunos.

Depois da apresentação dos projectos e dos momentos de homenagens, os presentes puderam “desfrutar” de um jantar preparado pelos “compas” do projecto “Down Cooking”, com a supervisão dos chefes.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar