Porto Novo: Vários programas perspectivam aumento da disponibilidade de água para agricultura no município ainda em 2025

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Vários programas perspectivam aumento da disponibilidade de água para agricultura no município ainda em 2025
12/07/25 - 03:27 pm

Porto Novo, 12 Jul (Inforpress) – A disponibilidade de água para a agricultura e pecuária no município do Porto Novo, em Santo Antão, aumentará, a partir deste ano, com a implementação de vários programas já anunciados pelo Ministério da Agricultura e Ambiente.

A Inforpress soube que o Ministério da Agricultura e Ambiente tem previsto, para o Porto Novo, um pacote de, pelo menos, quatro programas ligados à mobilização de água, alguns dos quais com a realização prevista para ainda no decurso deste ano.

É o caso do programa de mobilização água dessalinizada em Gamboeza, já na fase de implementação, que prevê mobilizar mais de um milhar de metros cúbicos de água por dia.

Também, este ministério confirmou o arranque, para este ano, do programa de prospecção de água subterrânea que abrange várias zonas agrícolas, com destaque para o Alto Mira, Chã de Norte e Casa de Meio, estando em perspectiva a execução de uma dezena de furos.

Ainda em relação à mobilização de água, Ribeira das Patas vai ser alvo de um programa, no quadro do reordenamento dessa bacia hidrográfica, que deve contemplar a execução de cinco furos.

O Ministério da Agricultura e Ambiente prepara, também para este ano, um projecto pecuário na cintura urbana do Porto Novo que incidirá, sobretudo, na mobilização de água para atender à demanda dos criadores de gado que incidirá na execução de três furos.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar