Espargos, 24 Mai (Inforpress) - A autarquia salense recebeu o primeiro dos três camiões de lixo, esperados para reforçar o sistema de saneamento na ilha, num acto testemunhado, quinta-feira, pelo edil salense e pelo ministro da Agricultura e Ambiente.
O primeiro camião, de 15 toneladas, chega num momento em que a ilha passa por dificuldades de recolha e tratamento dos resíduos sólidos, já que os outros da frota encontram-se inoperacionais.
Para o edil Júlio Lopes, este investimento da Câmara Municipal do Sal em três viaturas novas de recolha do lixo, com o financiamento do Fundo do Ambiente irá reforçar o sistema de saneamento em toda a ilha.
“Temos a preocupação de manter a nossa ilha cada vez mais limpa e tendo em conta a frota que se encontrava obsoleta, nós investimos na compra de mais três camiões para esse reforço”, justificou o autarca.
“Este equipamento vai ser muito importante já que nos últimos meses tivemos algumas dificuldades mas agora vamos resolver e reforçar a nossa capacidade de recolha do lixo”, contou.
Segundo ainda o autarca, com o apoio do Governo a autarquia adquiriu uma giratória que vai ser destinada à parte do tratamento do lixo na lixeira.
O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Lima, presente no acto, destacou a mais valia deste investimento que visa reforçar as capacidades de gestão dos resíduos sólidos urbanos e ao mesmo tempo reforçar a salubridade ambiental da ilha.
Pelas suas palavras, o ministro sublinhou que “está-se a empregar muito bem os recursos para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da ilha do Sal”.
“A temática da recolha do lixo é fundamental, mas nós sabemos que também no quadro desta cooperação está-se a reforçar a capacidade de limpeza pública para que possamos não só recolher o lixo mas assegurar que todo o ambiente fique limpo”, sustentou.
Gilberto Silva anunciou ainda a perspectiva de reforçar todos os investimentos com a elaboração de um plano director de água e saneamento para a ilha, estando neste momento na fase de contactos institucionais para criar as devidas condições.
A actual lixeira também deverá ser transformada, continuou o ministro, num aterro melhorado e depois num aterro sanitário, com um sistema de triagem de resíduos para a sua valorização.
A aquisição destes três camiões de lixo, equivalente a um investimento de mais de 60 mil contos, é fruto de três concursos públicos lançados pela Câmara Municipal do Sal, sendo que o segundo deverá chegar no próximo mês de Junho e o terceiro com a maior brevidade possível, segundo os responsáveis.
Prevê-se igualmente a chegada de mais um camião de lixo, desta feita uma oferta de um município português amigo do Sal.
NA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar