Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – A ilha de Santiago acolhe de 04 a 12 de Agosto o projecto de Jubileu dos Jovens Cabo-verdianos 2024 (JJCV 2024), evento que pretende juntar cerca de 50 mil jovens do país e da diáspora.
O anúncio foi feito hoje pelo presidente da comissão, padre António Ferreira, também conhecido como padre Ima, durante a cerimónia de empossamento da equipa que irá coordenar e executar o projecto, que irá decorrer sobre o tema “Animados pela gratidão e guiados pela esperança”.”
Segundo explicou, trata-se de uma iniciativa dos jovens católicos, enquadrada na preparação do Jubileu dos 500 Anos da Diocese de Santiago de Cabo Verde, celebrado em 2033, que pretende convocar o maior número de jovens de todos os extrato e vertentes sociais para este encontro, que será “um momento único e o maior evento de sempre” em Cabo Verde.
Adiantou que o evento vai contar com juventudes partidárias e jovens de igrejas como a Liga Nazarena, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Testemunhas de Jeová, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Igreja Universal do Reino de Deus, e todos aqueles que estão interessados em promover o bem do outro e o bem da nação.
Entretanto, disse que nos próximos sete meses de preparação vão ser criadas subcomissões de trabalho para promover várias actividades nos seus concelhos, ilhas e na diáspora.
“Pensamos com isso, fazer chegar a todos os jovens as ideias essenciais, esse olhar o passado com gratidão porque a gratidão nos cura, prepara, reanima e nos guia com a esperança neste futuro, e que toda a gente não só os jovens e adultos tenham e reflitam sobre este tema que temos a trabalhar”, apontou.
Por seu turno, o coordenador da equipa, Bernardino Gonçalves, destacou a importância deste projeto, uma iniciativa da juventude que irá abranger jovens de todas as vertentes.
"Esse projeto de jubileu de jovens cabo-verdianos é uma grande oportunidade de munir os jovens de ferramentas tangíveis, mas sobretudo ajudar os jovens a se convencerem que a maior viagem que podem fazer é a viagem interior”, sublinhou este responsável, que considera que diante das crises e turbulências a juventude é o que mais sofre.
Por outro lado, constitui ainda uma oportunidade para preparar os jovens a nível intelectual, emocional e sobretudo do ponto de vista espiritual de modo a superar bem esses tempos de hoje em dia que são cada vez mais exigentes, perspectivou a mesma fonte.
O JJCV 2024 irá decorrer em duas fases, a primeira entre Fevereiro e Julho e abrangerá cerca de 50 mil jovens peregrinos, através das celebrações descentralizadas e itinerantes pelas ilhas na diáspora.
A segunda fase e acto central irá acontecer de 04 a 12 de Agosto do corrente ano e pretende mobilizar mais de 20 mil jovens em actividades no interior de Santiago, cidades da Praia e Ribeira Grande de Santiago.
AV/AA
Inforpress/Fim
Partilhar