Ilha do Sal: Sétima edição da Gala Dja D´Sal Awards reconhece entidades e pessoas que se destacaram em 2024

Inicio | Cultura
Ilha do Sal: Sétima edição da Gala Dja D´Sal Awards reconhece entidades e pessoas que se destacaram em 2024
08/12/24 - 01:43 pm

Espargos, 08 Dez (Inforpress) - A cidade de Espargos foi palco na noite deste sábado, 07, de mais uma edição da gala Dja D´Sal Awards, by Unimix, que procurou galardoar as entidades salenses que se destacaram durante o ano de 2024.

A noite de gala, assim como tem sido hábito em edições anteriores, arrancou com actuação musical de um grupo local, para de seguida, os apresentadores anunciarem o arranque do evento que teve a duração de cerca de três horas, entre a entrega dos troféus, stand up comedy e música para animar os presentes.

A categoria a “inaugurar” a noite de premiações foi a de “Melhor promotor turístico”, tendo a empresa do ramo, No Limit, sido o merecedor do prémio.

O prémio “Empreendedor do ano”, foi entregue ao jovem empreendedor, Nilton Ramos, enquanto que o Núcleo Futsal do Sal, mereceu a distinção de “Melhor promotor desportivo”.

Na área da comunicação social, este ano a organização optou por “prestigiar”, os media locais, em que estavam nomeados a Rádio TV Sal One, Rádio Comunitário de Espargos e A Televisão Cidade Santa Maria (TCSM), sendo este último o vencedor da categoria.

Depois de conhecido alguns dos vencedores das categorias nomeadas nesta gala, foi momento para a primeira homenagem da noite, sendo o jovem activista desportivo e amante da comunicação social, Tiago Gomes, o destingido, pelo contributo que este tem vindo a dar na ilha, nas mais diversas áreas, mas sobretudo, no desporto.

Ainda ao longo da noite, Isaura Lopes, voleibol, foi anunciada como a “Atleta feminina” do ano, enquanto que o “Atleta masculina do ano” foi para Eliezer Soares, ciclismo.

Uma das novidades das categorias deste ano, foi o “Prémio sustentabilidade ambiental”, angariado pela Associação de conservação Ambiental Projeto Biodiversidade.

Continuando com as categorias revelações deste ano, o “Prémio Literatura”, que com ele visava prestar uma homenagem póstuma a Sabino Évora, pelo seu contributo para o desenvolvimento da ilha do Sal, foi entregue ao escritor Júlio Rendall.

Seguidamente foi momento de mais uma homenagem, desta feita, ao jornalista da Radiotelevisão de Cabo Verde (RTC), Moisés Évora, que é também filho do homenageado, Sabino Évora.

Nas categorias “Voz feminina e masculina do ano”, Marizia Santos e Dynamo, foram os “merecedores” deste troféu, enquanto na categoria “Hip Hop/RRB do ano”, G.One saiu vencedor.

No desporto, estavam em disputa “Treinador do ano”, tendo o treinador da equipa do Académico do Aeroporto do Sal, Paulo Adilson, sido destingido, “Árbitro do ano" ficou com o árbitro internacional Leónidas Graça, o Académico do Aeroporto foi reconhecido como a “Equipa do ano”.

A Banda Musical “Deixa acontecer” foi galardoada como a “melhor”, Bruno Cardoso venceu a categoria “Artista revelação”, e o “DJ do ano” foi para Dennis.

Antes de anunciar a última categoria da noite, a organização prestou mais uma homenagem, a António Silva Évora, popularmente conhecido por “Tanijon”, entregando directamente nas mãos do homenageado um prémio de “Mérito Excelência”, também pelo seu contributo pela ilha do Sal e suas gentes.

Para fechar a noite, e encerrar o “rool” das 18 categorias em disputa, Tio Lino foi o vencedor na categoria “Álbum do Ano”.

No final, e com sentimento de “dever cumprido”, Sílvio Stallone, membro da organização, frisou que o balanço é “positivo”, ultrapassando as expectativas da organização.

“A receptividade das pessoas também ultrapassou as nossas expectativas, ver casa cheia, público maravilhoso e por isso em nome da Comissão Organizadora, apenas agradecer ao público por aderir e apoiar a esta sétima edição da Gala Dja D´Sal Awards”, frisou.

Ainda conforme a organização, em relação aos anos anteriores, o evento tem sido “muito bem acolhido” pela população da ilha do Sal, empresas e parceiros.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar