Ilha do Sal: Provas de natação em júnior marcam comemorações do Dia dos Heróis Nacionais

Inicio | Desporto
Ilha do Sal: Provas de natação em júnior marcam comemorações do Dia dos Heróis Nacionais
20/01/25 - 06:15 pm

Espargos, 20 Jan (Inforpress) – A piscina semiolímpica do Académico do Sal acolheu hoje as provas de natação para juniores dos 13 e 14 anos, em masculinos e femininos, umaforma de comemorar o Dia dos Heróis Nacionais.

De acordo com a classificação final, na modalidade bruços femininos, 25 metros, subiram ao pódio Nizian Lima, como primeira classificada, seguida por Genevra Bulioni, em segundo lugar, e Helena Gomes, em terceiro lugar.

Em masculinos, de bruços, o pódio foi composto por César Rocha, primeiro lugar, seguido por Daniel Solino e José Gomes.

Nos 25 metros livres, Genevra Bulioni foi a vencedora, Nizian Lima ficou com o segundo lugar e Helena Gomes foi a terceira classificada.

Em masculinos livres, Daniel Solino ocupou o primeiro lugar do pódio, César Rocha segundo e em terceiro lugar, Lucas Bournier.

Para a atleta internacional Nizian Lima, esta competição serviu para avaliar o seu empenho para competições futuras, nacionais e internacionais e tomar nota onde precisa melhorar.

“Foi uma boa prova, tenho vindo a treinar muito e esta competição serviu para avaliar onde preciso melhorar para as próximas competições, tanto regional como nacional, júnior e sénior”, disse.

César Rocha, que conquistou a medalha de ouro em bruços e prata em natação livre, disse que os resultados são fruto de “muito trabalho”, apesar de pouco tempo de treino.

“Estou muito feliz por ter ganhado estas duas medalhas que são fruto de muito esforço porque tenho pouco tempo que comecei a praticar a natação”, sublinhou.

Para o organizador da competição, o professor de natação Jandir Lopes, a ilha do Sal chegou a um patamar de desenvolvimento a nível da natação que já justifica uma piscina olímpica na ilha.

“A modalidade de natação na ilha do Sal tem vindo a crescer cada dia e temos reparado que temos atletas com capacidade que só precisam de apoio, porque sem apoio nunca vamos conseguir frutos desses atletas”, frisou.

Jandir Lopes apelou para a construção de uma piscina olímpica, com todas as condições, na ilha do Sal, justificando que a ilha tem mostrado que tem atletas capazes de representar Cabo Verde em competições internacionais.

NA/AA

Inforpress/Fim

Partilhar