Ilha do Sal: Ministro diz que nova central elétrica da Palmeira vai melhorar a qualidade de serviço prestado

Inicio | Economia
Ilha do Sal: Ministro diz que nova central elétrica da Palmeira vai melhorar a qualidade de serviço prestado
21/03/25 - 08:06 pm

Santa Maria, 21 Mar (Inforpress)- O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, disse hoje no Sal que a nova central elétrica da Palmeira vai melhorar a qualidade de serviço prestado à população e também ao sector económico, sobretudo o turístico.

O responsável pela pasta da Energia fez esse balanço na localidade da Palmeira, depois de tomar pulso do andamento das obras da nova central elétrica que visa reforçar e optimizar o sistema de energia na ilha.

Para Alexandre Monteiro, com essa nova central elétrica de produção de eletricidade, que se encontra na fase final de construção e que deve entrar em funcionamento no mês de Julho próximo, vai duplicar a capacidade de produção de eletricidade da ilha, com “vantagens evidentes” em termos de qualidade do serviço prestado.

Sublinhou que se trata de uma central mais “eficiente”, o que significa que vai ter impacto também no custo da produção de eletricidade. 

“Essa nova central está também preparada para contribuir para a optimização do próprio sistema elétrico, para proporcionar maior penetração de energias renováveis na ilha do Sal, portanto a ilha fica não só com mais capacidade, mas também com uma solução de backup que é importante”, explicou o ministro.

Para o governante a ilha vai estar bem servida com este investimento que ronda os 30 milhões de euros, com capacidade de 15 megawatts (mw) de potência e que vai duplicar a capacidade de produção de energia na ilha do Sal. 

Alexandre Monteiro disse ainda que, se comparar, neste momento a ilha tem um consumo de energia de cerca de 30% superior ao que tinha na época mais alta antes do Covid. 

Isso significa, conforme a mesma fonte, que a ilha se encontra neste momento num patamar muito mais elevado em termos de consumo e por isso a necessidade de reforçar a capacidade de produção. 

“Este projecto, entretanto, está integrado em outros em curso na ilha do Sal, como é o caso da central solar que foi inaugurada recentemente de cinco mws o que também contribui para mais potência, sobretudo renovável”, continuou.

Lembrou ainda que a ilha dispõe de uma bateria de seis mws que está em fase de instalação que vai permitir armazenamento de energias, sobretudo energias renováveis. 

Concluiu reiterando que o objetivo é a “utilização de energias renováveis, combinando com sistemas também de armazenamento”, integrado num sistema de distribuição de redes, que está também a ser desenvolvido para acompanhar e fazer chegar a energia com qualidade e de forma eficiente aos consumidores domésticos e empresariais.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar