Ilha do sal: MC Acondize fecha 33.ª edição do festival de Santa Maria com banho colectivo ao amanhecer

Inicio | Cultura
Ilha do sal: MC Acondize fecha 33.ª edição do festival de Santa Maria com banho colectivo ao amanhecer
14/09/25 - 11:56 am

Santa Maria, ilha do Sal, 14 Set (Inforpress) – A 33.ª edição do Festival de Santa Maria, que este ano celebra o lema "De Sal pa Mundo", teve um segundo dia “memorável” e um encerramento “à altura” de sua história.

A madrugada de hoje foi marcada por uma “energia contagiante, tributos emocionantes e actuações de peso”, culminando com o show do MC Acondize que levou uma multidão para um banho de mar ao amanhecer.

O segundo dia do festival, que homenageia figuras proeminentes da cultura salense, começou após as 22h, com o Colectivo 2, formado por Lucy Soares, Stefania Lopes, Bruno Duarte, Litocoolo Andrade, Coralyn Tomar e Magui Spencer.

O grupo aqueceu o público com uma apresentação vibrante e cheia de energia. 

Logo em seguida, o palco foi dominado pelo Hip Hop do Sal, que reuniu nomes como Brian, Família Suprema, T-Jay Skeeder, Giovani, Trip Mon, Padrive e Lopez.

Com um público fiel e entusiasmado, os artistas locais fizeram o areal de Santa Maria vibrar ao som das rimas.

Após uma pausa de uma hora, o Tabanka Djazz subiu ao palco e proporcionou um dos momentos mais emocionantes da noite: um tributo ao icónico cantor cabo-verdiano Jorge Neto.

Após a performance, o vocalista Micas Cabral expressou a sua satisfação por mais uma vez actuar em Santa Maria, reforçando a forte ligação do grupo com o povo cabo-verdiano.

O grupo, com 37 anos de carreira, também aproveitou para manifestar a sua solidariedade com a ilha de São Vicente, duramente atingida por uma tempestade no mês passado.

A artista Mo'Kalamity, um dos nomes mais aguardados do festival, trouxe o ritmo do reggae ao palco.

Na sua primeira actuação no festival, a artista de raízes cabo-verdianas cativou o público com sua voz e seu reggae consistente.

Visivelmente feliz, ela agradeceu a oportunidade de se apresentar no seu país de origem.

O grupo português de rap Wet Bed Gang não decepcionou os fãs e, com uma performance cheia de vitalidade, a banda fez o público cantar em coro seus maiores sucessos.

De seguida a cantora Yasmine, também com raízes cabo-verdianas, manteve a energia do público no alto, que entoava suas músicas do início ao fim.

Outra atracção que levantou o público foi a da cabo-verdiana Joslyne que entregou uma “performance electrizante”.

Num dos pontos altos da noite, ela se juntou a Yasmine para um dueto, cantando a canção que as duas gravaram juntas, para a alegria dos fãs.

O grande momento de encerramento da 33.ª edição do festival ficou por conta do MC Acondize.

Subindo ao palco por volta das 8h da manhã de hoje, o artista fez tremer o areal, que ainda estava lotado.

Com muita música e vibração, o MC Acondize manteve a tradição de encerrar as suas apresentações com um toque especial: convidou a multidão a segui-lo para um banho de mar na praia de Santa Maria, fechando o festival em grande estilo.

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar