Santa Maria, Ilha do Sal, 20 Jun (Inforpress) – Cabo Verde e França reforçaram hoje os laços de cooperação com a assinatura de uma Carta de Intenção para o co-financiamento do programa "Blue Port".
O anúncio foi feito pelo ministro do Mar, Jorge Santos, que realçou a importância do regresso da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) ao financiamento de projectos cruciais para o arquipélago.
A parceria, formalizada através da Carta de Intenção entre o Ministério das Finanças de Cabo Verde e a AFD, expressa o interesse comum na estruturação de uma operação de financiamento para o programa "Blue Port", liderado pelo Ministério do Mar e pela empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPOR).
O ministro Jorge Santos sublinhou que esta iniciativa é um "sinal de confiança" e um reconhecimento da francofonia cabo-verdiana que complementa a lusofonia do país.
A colaboração enquadra-se no espírito do Global Gateway da União Europeia, alinhando-se com as prioridades de desenvolvimento e a criação de corredores estratégicos entre a Europa e África.
Este programa visa fortalecer a posição de Cabo Verde nas cadeias logísticas regionais e globais.
O programa "Blue Port" prevê a ampliação e modernização de três portos, entre eles, Mindelo, Santo Antão e Palmeira, com a possibilidade de inclusão do Porto da Praia, além da substituição da infra-estrutura do estaleiro da CabNave.
Com um montante total de 228 milhões de euros, o programa mobilizará um empréstimo de 114 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI) e uma subvenção de 34 milhões de euros, da União Europeia, evidenciando o apoio internacional a esta ambiciosa iniciativa.
O acordo foi assinado em Nice, França, na presença do ministro delegado da Cooperação e Francofonia do Ministério dos Negócios Estrangeiros da França, e foi agora tornado público na ilha do Sal.
Na sequência procedeu-se também à assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo de Cabo Verde e a Áustria, destinado ao saneamento na ilha da Boa Vista.
O memorando assinado representa o “entendimento comum” e o compromisso partilhado das partes no que diz respeito à implementação do projecto "Tratamento e Reutilização de Águas Residuais na ilha da Boa Vista".
Este projecto será financiado pelo governo da Áustria, através de uma linha de crédito à exportação, num valor total de 15 milhões de euros.
NA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar