Porto Inglês, 14 Dez (Inforpress) – O primeiro campeão mundial de kitesurf cabo-verdiano, Mitú Monteiro, considerou hoje que a ilha do Maio é “um diamante bruto” a ser lapidado e que “tem tudo para dar certo” e ser um “destino de referência” nos desportos náuticos.
O kitesurfista, que se encontra na ilha do Maio para a primeira Semana do Mar, mostrou-se encantado com a beleza natural da ilha e com as potencialidades náuticas que apresenta.
“Está a ser uma experiência incrível. A ilha tem tudo para ser um destino de referência para desportos náuticos, com praias fantásticas, ventos e ondas favoráveis e água transparente. Tem um potencial incrível e uma riqueza que está escondida como um diamante bruto que precisa ser lapidado”, detalhou.
O atleta internacional disse que falta dar visibilidade à ilha para atrair amantes de desportos náuticos já que, como disse, as praias oferecem todas as condições para a prática, como a de Ponta de Preta, onde se revelou encantado.
Neste sentido, Mitú Monteiro disse acreditar que é necessário incentivar os jovens à prática de desportos náuticos da ilha para que aproveitem as potencialidades que esses desportos apresentam.
“Há muitos jovens interessados aqui e há muitos com talentos porque em poucas horas que estive com eles a aprendizagem foi boa. Espero que no futuro, mesmo da minha parte, conseguir fazer alguma coisa aqui na ilha para incentivar os jovens na prática porque pode ser um trabalho também”, perspectivou.
Mitú Monteiro é um dos mais renomados kitesurfistas de Cabo Verde e é conhecido como um dos pioneiros do Kitesurf em ondas (wave riding).
Com a realização da primeira Semana do Mar e com a visibilidade internacional de Mitú Monteiro, a organização do evento espera um aumento na procura pela ilha do Maio para a prática de desportos náuticos.
A primeira Semana do Mar, promovida pelo Programa Maio 2025, pretende promover a ilha do Maio como um destino de excelência para desportos náuticos, ressaltando as oportunidades da economia azul em Cabo Verde.
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar