Ilha do Maio: Presidente da República felicita população e edilidade pelo Dia do Município

Inicio | Sociedade
Ilha do Maio: Presidente da República felicita população e edilidade pelo Dia do Município
08/09/25 - 02:32 pm

Porto Inglês, 08 Set (Inforpress) – O Presidente da República felicitou hoje a população do Maio pelo Dia do Município e da sua padroeira, Nossa Senhora da Luz, destacando os avanços alcançados, mas apelando para a necessidade de investimentos estruturantes para a ilha.

Na sua mensagem, José Maria Neves associou-se à efeméride e expressou votos de prosperidade, bem-estar e contínuo progresso para os maienses.

O chefe de Estado sublinhou “os esforços empreendidos pela nova equipa camarária em dotar o município de infra-estruturas básicas e proporcionar melhores condições de vida aos munícipes”, realçando a importância do diálogo com parceiros estratégicos na procura de soluções para os grandes desafios.

Ao reflectir sobre os 50 anos de independência, o Presidente reconheceu que “Maio cresceu muito, material e espiritualmente”, mas advertiu para a necessidade de “grandes investimentos que consolidem uma economia local dinâmica e geradora de oportunidades, sobretudo para a juventude”.

Apesar dos avanços, José Maria Neves apontou preocupações persistentes, como a precariedade dos transportes marítimos e aéreos, o desemprego jovem, a pobreza e a perda de poder de compra.

No domínio desportivo, lamentou a ausência do Maio no campeonato nacional de futebol, manifestando esperança de que o fórum “Pensar Desporto no Maio” traga soluções estruturantes, recordando ainda que a ilha é terra natal de Edy Tavares, considerado um dos maiores basquetebolistas internacionais.

O Presidente referiu ainda ao anúncio da retoma das obras de requalificação urbana e ambiental da zona Shell e do Mercado de Peixe do Porto Inglês, projectos que, segundo ele, irão dinamizar a economia local e melhorar as condições de trabalho de pescadores e peixeiras.

José Maria Neves reiterou que “os maienses mantêm viva a esperança de que outros projectos estruturantes, sobretudo no turismo, deixem de ser apenas planos no papel”, sublinhando que os recursos naturais, a proximidade com a capital, as extensas praias, a biodiversidade e a riqueza cultural constituem potencialidades para alavancar o desenvolvimento.

Para isso, defendeu a necessidade de "dotar o poder local de mais competências e recursos" para atrair turistas e investidores e melhorar as condições de vida da população.

RL/CP

Inforpress/Fim

Partilhar