Ilha do Maio junta-se à mobilização “Di Povo pa Povo” neste sábado

Inicio | Sociedade
Ilha do Maio junta-se à mobilização “Di Povo pa Povo” neste sábado
17/10/25 - 01:49 pm

Porto Inglês, 17 Out (Inforpress) – A ilha do Maio junta-se neste sábado, 18, à mobilização nacional “Di Povo pa Povo” (Do Povo para o Povo), iniciativa que pretende chamar atenção para os problemas que afectam a ilha e o país.

A acção, descrita como “pacífica, consciente e apartidária”, terá lugar na praça Chapa Quente, na cidade do Porto Inglês, a partir das 17:00. 

À semelhança das mobilizações realizadas na semana passada em outras ilhas, a iniciativa visa dar voz às dificuldades enfrentadas pela população cabo-verdiana.

Entre as principais preocupações destacam-se as dificuldades no fornecimento de energia, transportes interilhas (aéreos e marítimos), estradas em mau estado, problemas de escoamento de produtos, acesso aos cuidados de saúde, gestão do lixo urbano e, de forma geral, a falta de respostas estruturais por parte das autoridades, tanto a nível do governo central como municipal.

Segundo os organizadores, “Di Povo pa Povo” nasceu da necessidade de fortalecer a cidadania e reforçar o papel ativo da população, para além do momento do voto.

Sob o lema “Gossi ké hora”, a mobilização apela à união dos cabo-verdianos e à participação ativa no processo democrático, independentemente das cores partidárias.

RL/CP

Inforpress/Fim

Partilhar