São Filipe, 20 Out (Inforpress) - A ilha do Fogo acolhe nos dias 22 e 23 um encontro interinstitucional considerado de “grande relevância” para o futuro desenvolvimento sustentável das ilhas do Fogo e Brava.
O encontro marca o encerramento do Projecto Conjunto SDG Fund, iniciativa liderada pelo PNUD e pela UNIDO, com financiamento do SDG Fund e lançamento da Incubadora Regional Fogo/Brava, de acordo com uma nota de imprensa
Sob o lema “Envolvendo o sector privado na sala de negociação municipal para a localização dos ODS”, o projecto visou reforçar a articulação entre municípios, sector privado e sociedade civil, com foco nos sistemas alimentares locais e na transformação digital como motores da transição sustentável.
Desenvolvido ao longo de um ano, o projecto abrangeu os quatro municípios da Região Fogo/Brava, São Filipe, Mosteiros, Santa Catarina do Fogo e Brava, promovendo soluções inovadoras para maior inclusão do sector privado nas decisões locais.
O projecto, de acordo com a mesma fonte, deixou um legado concreto para o território, entre os quais se destacam a criação da incubadora regional “Fogo e Brava Innovation Lab”, fruto de um acordo intermunicipal pioneiro.
A implementação do programa de incubação “Semente de ideias”, que acompanhou 40 empreendedores com o apoio do Business Incubation Center (BIC), um programa de upgrading empresarial, beneficiando oito micro, pequenas e médias empresas (MPME) locais com diagnósticos e planos de melhoria estratégica, foi outro resultado do projecto.
A realização de dois estudos estratégicos, a serem apresentados no evento, sobre o papel do sector privado na localização dos ODS e a criação de um mecanismo de participação municipal, o reforço das competências do sector privado em matéria de ODS e o seu envolvimento directo na sua implementação são outros resultados do projecto.
A cerimónia de abertura contará com a participação de representantes da Câmara de Comércio de Sotavento, PNUD, Governo e Câmara de São Filipe.
Durante a sessão serão apresentados dois estudos, nomeadamente o contributo do sector privado na implementação dos ODS e a proposta para criação do mecanismo de participação municipal com um roteiro e guia para integrar o sector privado nas prioridades de desenvolvimento municipal.
Para o segundo período do dia 22 está previsto um workshop de encerramento do programa “Semente de ideias” com a presença da UNIDO, Câmara de São Filipe e do Governo.
O workshop inclui a apresentação da metodologia e resultados do programa, a premiação de sete empreendedores, quatro vencedores por município e entrega de certificados e três vencedores gerais do programa “Semente de ideias”, entre outras acções.
Para o dia 23 está programada a sessão de encerramento com discursos da UNIDO, PNUD e do Governo, a apresentação dos resultados do projecto e o lançamento oficial da Incubadora Regional Fogo e Brava Innovation Lab.
A programação será complementada com a Feira de Empresas, nos dias 28 e 29, na Alameda de Cruz dos Passos, e que conta com representantes da Câmara de Comércio do Sotavento, PNUD e Câmara Municipal de São Filipe.
O acto celebra o empreendedorismo local e a promoção da visibilidade dos negócios da região.
Este evento consolida os esforços das instituições locais, nacionais e internacionais em torno da Agenda 2030, demonstrando o potencial transformador da colaboração entre o sector público, privado e sociedade civil para acelerar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Cabo Verde.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar