Ribeira Grande, 20 Out (Inforpress) – Os trabalhos de requalificação do Estádio João Serra, na Ponta do Sol (Santo Antão), arrancam no sábado, 25, com a remoção do relvado, anunciou hoje a Câmara Municipal da Ribeira Grande, nas suas redes sociais.
De acordo com a mesma fonte, esta intervenção marca o início dos trabalhos de preparação e retificação do fundo de caixa, acompanhados de compactações controladas com apoio técnico do Departamento de Topografia.
“Trata-se de uma etapa considerada fundamental para a posterior instalação do novo relvado, a definição das marcações regulamentares do campo e a colocação dos respetivos equipamentos desportivos”, lê-se no comunicado.
Conforme a publicação, durante a visita técnica foi definido o plano de arrelvamento e acordadas as marcações oficiais do campo, incluindo as dimensões do retângulo de jogo.
“Após um levantamento minucioso dos aspetos técnicos, ficou decidido manter as medidas actuais do relvado 110,15x68,00 metros, garantindo assim o cumprimento das normas regulamentares para competições oficiais”, lê-se no comunicado da autarquia.
O Estádio João Serra, apresenta problemas que vão além do relvado, incluindo balneários inadequados e ausência de sala de imprensa, para além de tribuna e bancadas abaixo dos padrões exigidos.
Em Julho de 2025, a Associação Regional de Futebol da Zona Norte de Santo Antão (ARFSAN) avisou que os clubes da região poderiam não participar na época 2025‑2026 caso o relvado não fosse substituído, considerando que o estádio “não oferece condições mínimas” para a prática segura do futebol.
Os clubes exigiram intervenção no relvado, melhorias nos balneários, equipamento adequado e condições de segurança para os atletas.
No passado mês de Setembro, a Câmara Municipal da Ribeira Grande anunciou a substituição do relvado e outras melhorias, incluindo novos balneários, pista de atletismo, bancadas e espaço para comunicação social, numa intervenção orçada em 32.500 contos, visando transformar o estádio numa infraestrutura moderna e regulamentar.
LFS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar