ICIEG/30 Anos: Presidente enaltece trabalho contínuo na promoção da igualdade de género em Cabo Verde

Inicio | Sociedade
ICIEG/30 Anos: Presidente enaltece trabalho contínuo na promoção da igualdade de género em Cabo Verde
08/11/24 - 01:10 am

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) enalteceu hoje os 30 anos de trabalho contínuo na promoção da igualdade de género e no combate à violência baseada no género em Cabo Verde.

Em entrevista à Inforpress, no âmbito da comemoração do 30º aniversário da instituição, Marisa Carvalho destacou o ICIEG como um dos principais motores de mudança na sociedade cabo-verdiana ao longo desses anos, desenvolvendo acções que abrangem desde o fortalecimento do quadro legislativo até à realização de campanhas de sensibilização em escolas e comunidades.

A presidente sublinhou que os 30 anos da criação do ICIEG representam um “marco importante” para o país, ao garantir uma entidade independente, com capacidade para actuar de maneira directa e eficaz junto aos diversos sectores da sociedade, incluindo organizações não governamentais, parceiros internacionais e o próprio Governo.

"O ICIEG tem uma autonomia administrativa e financeira que nos permite realizar o nosso trabalho, dialogar directamente com os diversos parceiros, como as organizações da sociedade civil, desenvolver parcerias e realizar acções de conscientização, o que facilita a implementação de iniciativas em diversas áreas", afirmou Marisa Carvalho.

A mesma fonte destacou que um dos maiores avanços da instituição nos últimos anos foi a implementação de leis importantes, como a Lei especial contra a Violência Baseada no Género (VBG) e a Lei da Paridade, que têm sido fundamentais no combate à violência doméstica e outras formas de agressão contra as mulheres.

Segundo Marisa Carvalho, há também grandes acções que, embora nem sempre sejam imediatamente percebidas, têm um impacto profundo.

Dados mostram que as acções de sensibilização, como as formações dirigidas à comunidade educativa e à sociedade cabo-verdiana em geral, desempenham um “papel crucial” na mudança de mentalidade da população.

No entanto, ela afirmou que o caminho ainda é longo e que os desafios permanecem, alertando que, devido à conjuntura actual, muitos dos ganhos já alcançados podem estar em risco, o que exige uma vigilância constante para evitar retrocessos.

Na mesma linha, Marisa Carvalho frisou que, embora tenha havido avanços significativos em algumas áreas, outras ainda necessitam de progressos.

A presidente do ICIEG sublinhou que a sociedade cabo-verdiana tem vindo a tomar maior consciência da importância de combater as desigualdades sociais e os estereótipos de género que condicionam a actuação tanto de homens quanto de mulheres.

"Todos nós estamos cada vez mais cientes de que existem desigualdades sociais, estereótipos de género que condicionam as actuações de homens e mulheres, e que é preciso trabalhar juntos, primeiro para compreender e depois para combater esses problemas", afirmou.

Em relação à evolução interna, o ICIEG também passou por melhorias estruturais, como a actualização dos seus estatutos, após 21 anos.

"Este ano conseguimos actualizar os nossos estatutos, no entanto, ainda enfrentamos dificuldades graves no que diz respeito ao corpo técnico, pois o nosso quadro de funcionários não está adequado às necessidades reais e actuais da sociedade cabo-verdiana", explicou Marisa.

Marisa Carvalho aproveitou para deixar uma mensagem de esperança para as futuras gerações de mulheres e homens que continuam a lutar pela igualdade de género, destacando que esta é uma questão que depende de todos, individualmente.

Para celebrar esta importante data, o ICIEG realiza uma gala comemorativa do seu 30º aniversário nesta sexta-feira, 8, na Assembleia Nacional.

O evento vai ser uma oportunidade para celebrar três décadas de avanços na promoção da igualdade de género e para homenagear as antigas presidentes que contribuíram para o crescimento e consolidação da instituição.

JBR/ZS

Inforpress/fim

Partilhar