Hospital Agostinho Neto comemora 20 anos de reconhecimento e gratidão aos doadores de sangue

Inicio | Sociedade
Hospital Agostinho Neto comemora 20 anos de reconhecimento e gratidão aos doadores de sangue
07/06/24 - 02:53 pm

Cidade da Praia, 07 Jun (Inforpress) – O Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) está a celebrar os 20 anos de reconhecimento e gratidão aos que salvam vidas doando sangue, envolvendo a comunidade numa série de eventos que destacam a importância contínua da doação de sangue.

Em conferência de imprensa proferida hoje, a directora do Banco de Sangue do HUAN, Linette Andrade, avançou que este ano se comemora os 20 anos de comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue, assinalado a 14 de Junho.

A data está a ser comemorada sob o lema “20 anos de comemoração da doação de sangue. Obrigado, doadores de sangue”.

“As nossas celebrações serão marcadas por actividades especiais que visam não apenas agradecer, mas também envolver a comunidade numa série de eventos que destacam a importância contínua da doação de sangue”, disse, acrescentando que é uma oportunidade global para reconhecer o impacto dos doadores de sangue e encorajar mais pessoas a se juntarem a este gesto altruísta que salva vidas.

É que, continuou Linette Andrade, durante décadas a generosidade dos doadores fez uma diferença crucial na vida de milhões de pessoas.

Entre as actividades planeadas pelo Hospital Universitário Agostinho Neto adiantou que está a decorrer desde 01 do corrente mês um torneio de futsal entre os dadores de sangue e que termina no próximo dia 15, visando promover o espírito de equipa e a solidariedade entre as instituições que têm sido fundamentais no apoio à doação de sangue.

Para este sábado, 07, a instituição vai realizar rastreios, ou seja, exames oncológicos gratuitos aos doadores de sangue, das 08:30 às 13:00, na central de consultas, em parceria com médicos especialistas e enfermeiros, para detecção precoce do cancro da próstata, da mama e do cólon, isto para, realçou, cuidar da saúde daqueles que cuidam da saúde dos outros.

O acto central das comemorações será no dia 14, num evento formal para homenagear os doadores e instituições parceiras pela “inestimável” contribuição que têm dado ao hospital.

“E, para envolver toda a comunidade organizaremos uma grande marcha no dia 15 de Junho. Esta marcha será uma manifestação pública de apoio e uma forma de sensibilizar a população para a importância da doação de sangue”, salientou, aproveitando para apelar à participação de todos, vestindo vermelho e branco, em simbologia à vida.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente a 14 de Junho. A data homenageia o aniversário de Karl Landsteiner, biólogo, médico e imunologista que recebeu o Prémio Nobel por sua descoberta do grupo sanguíneo ABO (conhecido como pai da medicina transfusional).

ET/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar