Cidade da Praia, 11 Fev (Inforpress) – Os grupos parlamentares de amizade Cabo Verde/Marrocos reuniram-se na tarde de hoje para discutirem o papel da diplomacia e reforçar os laços de cooperação e de amizade entre os dois países.
Da parte do grupo parlamentar de Marrocos, o embaixador em Cabo Verde, Hassam Zarafa, destacou a importância do encontro, realçando a semelhança entre os dois países em áreas económicas, políticas e sociais.
“Estou convencido de que esta visita servirá de base para uma cooperação estreita entre os dois institutos parlamentares, seja a nível bilateral, internacional ou multinacional”, assegurou o embaixador.
Por outro lado, o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Cabo Verde/Marrocos, Orlando Dias, disse que a reunião serviu para debater o papel dos grupos parlamentares de amizade na diplomacia parlamentar e como a diplomacia parlamentar poderá influenciar, “positivamente”, o reforço das relações de cooperação.
A seu ver essas relações já são “excelentes”, mas que podem ser reforçadas, entre o Reino de Marrocos e Cabo Verde, afirmando que o embaixador de Marrocos se mostrou aberto em reforçar as relações de cooperação.
“Haverá um convite do grupo parlamentar de amizade Marrocos-Cabo Verde para visitarmos Marrocos e nós iremos, obviamente, retribuir o convite, e creio que há espaço para reforçarmos as relações de cooperação económica, social e política, entre o Reino de Marrocos e Cabo Verde, nos mais diversos sectores”, acrescentou Orlando Dias.
Avançou ainda que no encontro foi abordada a pretensão do Reino de Marrocos fazer parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e que Cabo Verde estará a apoiar Marrocos numa eventual entrada, apontando que se trata de um país com um “mercado grande” e com bom nível de desenvolvimento.
OS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar