Cidade da Praia, 19 Jul (Inforpress) - O Governo está a trabalhar em projectos estruturantes que trarão impactos positivos no combate ao tráfico de droga, disse hoje, na cidade da Praia, a ministra da Justiça, Joana Rosa.
A informação foi avançada à margem da visita que a governante efectuou à Célula Aeroportuária Anti-Tráfico (CAAT), alojada nas instalações do Aeroporto Nelson Mandela, na cidade da Praia.
A CAAT, que foi instalada em 2011, e há algum tempo não estava em funcionamento, tem como propósito reforçar as acções de luta contra o tráfico ilícito aeroportuário.
“O tráfico de droga tem que ser combatido porque tem efeitos nefastos na vida do país e das famílias. Pode arruinar a própria economia do país”, frisou Joana Rosa, que defendeu que esta luta tem de ser feita em paralelo com o combate à lavagem de capitais.
A ministra reiterou que o Governo está a trabalhar para que a Polícia Judiciária destine uma parte significativa dos seus recursos no combate ao tráfico de drogas, bem como no reforço de meios para o combate a montante desta prática.
Em relação à CAAT, Joana Rosa disse que o Governo vai alargar o âmbito das suas operações através de partilha de informações e análise de riscos, movimentação de passageiros e cargas, assim como na prevenção contra a criminalidade.
Financiada pela União Europeia e com um co-financiamento do Governo do Canadá, a CAAT integra uma equipa conjunta de controlo de tráfico ilícito aeroportuário, constituída por efectivos da Polícia Judiciária, entidade coordenadora, Polícia Nacional e Direcção Geral das Alfândegas.
OM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar