Cidade da Praia, 02 de Out (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, disse hoje, na cidade da Praia, que o terceiro compacto do Millennium Challenge Account (MCA) vai transformar e ajudar o país na sua conexão com o mundo.
A afirmação foi feita, após a assinatura de um acordo com o Millennium Challenge Corporation (MCC) para a disponibilização de um fundo no valor de 5,6 milhões de dólares para ajudar na implementação e desenvolvimento dos projectos.
O Governo, através do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, e da vice-presidente do MCC, Kyeh Kim, assinaram hoje um acordo para disponibilizar os fundos para o desenvolvimento dos projectos a serem implementados.
A este fundo se junta mais 750 mil dólares, fruto de uma parceria assinado recentemente nos EUA, perfazendo um total de 6,3 milhões de dólares.
De acordo com Olavo Correia, este pacote do MCC vai ter um impacto transformativo e ajudar o país na duplicação do seu potencial de crescimento económico.
Entretanto, esclareceu que fica assim disponibilizado um fundo para preparar o projecto e que em 2026 possa ser assinado o contrato do compacto com projecto transformativo.
"Cabo Verde está alinhado em cinco áreas fundamentais que permitam ao país duplicar o crescimento económico", apontou.
Por isso, disse esperar que, após da implementação do MCA, Cabo Verde possa “celebrar esta grande visão do Governo”.
Por fim, reiterou que o Governo pretende, com este terceiro pacote do MCA, transformar a dinâmica de desenvolvimento de Cabo Verde, com uma economia capaz de gerar empregos e rendimento para os jovens.
Cabo Verde foi seleccionado em Dezembro do ano passado pelo Conselho de Directores da Millennium Challenge Corporation para um novo compacto no quadro do programa de concessão de cinco anos.
Esta é a terceira vez que o país é escolhido para beneficiar do programa de apoio do Millennium Challenge Account e com esta nova parceria o MCC pretende apoiar Cabo Verde na geração de crescimento económico através de uma maior integração com a região da África Ocidental.
OM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar