Cidade da Praia, 24 Jan (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros, José Filomeno Monteiro, afirmou hoje que o Governo está a trabalhar num plano de contingência para apoiar a comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos, no que diz respeito à possível deportação de imigrantes ilegais.
A declaração foi feita durante uma conferência de imprensa realizada, na cidade da Praia, onde o ministro abordou a situação da comunidade cabo-verdiana nos EUA, considerando as posições do Presidente americano sobre a imigração.
José Filomeno Monteiro destacou que o Governo cabo-verdiano encara as escolhas feitas pelos Estados Unidos com "naturalidade", respeitando a soberania do país.
“É uma escolha livre, é uma escolha soberana, em que nós cabo-verdianos não temos que viver, sofrer por antecipação", asseverou, ressaltando que, embora não se possa interferir nas decisões internas dos EUA, Cabo Verde manterá uma diplomacia “activa e flexível” para “adaptar às circunstâncias”.
Realçou ainda a importância da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos, uma das mais antigas e bem integradas naquele país, que remonta à época da baleia Yank.
Explicou, por outro lado, que grande parte dos cidadãos cabo-verdianos que residem nos EUA possuem uma situação legalizada.
"Estamos a trabalhar num plano de contingência, um plano interno de contingência caso viermos a registrar deportações que possam alterar o quadro actual das nossas relações e da mobilidade entre os nossos dois países", reafirmou.
DV/PC//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar