Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) - O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social considerou fundamental que a saúde mental esteja no centro de todos os esforços laborais, principalmente na problemática da prevenção e da criação de ambientes laborais saudáveis.
Fernando Elísio Freire fez este manifesto à imprensa no encerramento da II edição da Conferência Internacional “Workplace Wellbeing Cabo Verde”, realizada no Campus da Universidade de Santiago.
Referiu que o bem-estar no local de trabalho é indispensável para que todos os trabalhadores e empregadores possam estar na sua máxima capacidade de produtividade.
Disse que se trata de um tema fundamental para a criação de ambiente de trabalho saudável e que o Governo está a dar muita atenção à questão da saúde mental através de legislação.
“Na revisão do Código Laboral introduzimos a questão do assédio sexual no local do trabalho, numa perspectiva de assédio entre colaboradores e de colaboradores para com as lideranças no sentido de apanharmos tudo aquilo que são os vários assédios, de factos intolerantes e que criam várias dificuldades na afirmação da capacidade de cada trabalhador no seu local de trabalho”, vincou o governante.
Enalteceu, por outro lado, a importância de se continuar a criar ambientes empáticos dentro dos locais do trabalho, para que todos possam estar em condições, com tranquilidade e de forma felizes a trabalhar para contribuírem para o desenvolvimento das suas instituições, empresas e, naturalmente do país.
Para o governante, a questão do assédio é uma realidade que deve ser combatida e intolerada, salientando que a "legislação por si não chega", pelo que sublinhou "a necessidade de se imperar a capacidade empática de percepção, compreensão e liderança de todos para que o espaço laboral seja saudável para todos".
O ministro considerou que o tema abordado pela universidade vai ao encontro das definições do Governo em programar 2024 como o Ano da Saúde Mental, de forma que a sociedade se consciencialize sobre a temática e reforce o investimento a nível de recursos humanos e financeiros do Estado, empresas e instituições.
Por sua vez, a promotora da “Workplace Wellbeing Cabo Verde”, Dilana Spencer, destacou o interesse e o engajamento demonstrado pelos profissionais no contexto laboral em busca de soluções, e que foram inventariados problemas relacionados com a abordagem estratégia da gestão dos recursos humanos.
O "Workplace Wellbeing Cabo Verde" é referenciado como um projecto inovador focado na promoção do bem-estar no ambiente de trabalho, congregando líderes governamentais e empresariais, profissionais de saúde e académicos.
Tem o objetivo de debater e implementar políticas e práticas que beneficiem a saúde física, mental e emocional dos trabalhadores de várias instituições em Cabo Verde, envolvendo especialistas de diferentes sectores, abordando temas cruciais para o desenvolvimento social e económico do país, incluindo o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e a produtividade sustentável.
SR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar