Cidade da Praia, 12 Jun (Inforpress) - O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, defendeu hoje em São Domingos a melhoria das infra-estruturas desportivas escolares e valorizou o programa Mobijove na formação dos jovens.
O ministro falava durante uma visita à Escola Secundária Fulgêncio Tavares, São Domingos, no âmbito de um roteiro de visitas às infra-estruturas desportivas de Santiago Sul e Norte.
Carlos Monteiro sublinhou a importância de as escolas terem condições adequadas para a prática desportiva, nomeadamente a construção de placas cobertas, para permitir o uso contínuo dos espaços mesmo em dias de sol intenso.
“Qualquer investimento nas escolas deve contemplar a cobertura das placas, para que as infra-estruturas possam ser utilizadas de forma eficiente pelos alunos em diversas actividades físicas e recreativas”, realçou, destacando ainda que uma intervenção prevista para a escola de São Domingos deverá ser mais ambiciosa, contemplando uma pequena quadra 3x3, além das melhorias gerais.
O ministro recordou o exemplo do Liceu Domingos Ramos, na Cidade da Praia, onde foi instalado um novo piso no antigo ginásio e uma quadra para beach vôlei, que servirá como centro de treino de alta performance.
Este centro contará com a supervisão do treinador brasileiro Márcio Araújo, ex-campeão mundial de vôlei de praia, numa parceria entre a Federação Internacional de Voleibol e a Federação Cabo-verdiana da modalidade.
“O nosso objectivo é replicar esta iniciativa em outras escolas do país, de modo a criar uma rede de infra-estruturas de nova geração, que garantam as melhores condições para o desenvolvimento do desporto escolar e de talentos jovens”, explicou Monteiro.
Durante a visita, o ministro abordou também o programa Mobijove, uma iniciativa do Governo que financia projectos de mobilidade juvenil entre as ilhas, do qual o Liceu de São Domingos é um dos beneficiários e prepara um intercâmbio com jovens da ilha do Maio ainda este mês.
Carlos Monteiro afirmou que o Mobijove desempenha um papel crucial na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios do país.
“Um jovem que conhece diferentes realidades do seu país será, no futuro, um profissional mais capaz e um cidadão mais activo e responsável”, afirmou.
O governante assegurou que o executivo continua a apoiar projectos de intercâmbio juvenil, mesmo fora do âmbito do Mobijove, com o objectivo de proporcionar experiências enriquecedoras aos estudantes cabo-verdianos.
CG/SR//ZS
Inforpress Fim
Partilhar