Cidade da Praia, 20 Dez. (Inforpress) - O Governo considerou hoje “fundamental” a cooperação entre o poder central e autárquico e afirmou que “não haverá nunca, um Cabo Verde desenvolvido sem a sua cidade capital, pujante e a liderar”.
O ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, manifestou esta posição durante a cerimónia de imposição dos novos eleitos municipais do município da Praia, liderados por Francisco Carvalho, e referiu que “o desenvolvimento da Praia deverá ser convergente com a estratégia do desenvolvimento do país”.
“Por isto é importante estarmos alinhados, a promover o sistema produtivo local, a fomentar a produção local, a promover a actividade empresarial, a qualificar a mão-de-obra, a estimular a inovação local e a desenvolver as infra-estruturas. Tais acções são fundamentais para combatermos as assimetrias intermunicipais”, explicitou.
Para Fernando Elísio Freire, ninguém está melhor posicionado do que as autarquias para desempenhar este papel central na edificação do país, tendo referido que o executivo não poupará esforços para garantir a todos os municípios do país apoios técnicos, materiais e recursos humanos.
Salientou que a Praia tem de ser vista em primeiro lugar como um território que precisa de ser planeado e ordenado do ponto de vista económico, ambiental e de infra-estruturas de acordo com a sua especificidade, numa abordagem muito mais global do que municipal”.
Considerando que “o tempo da competição já passou”, o governante disse que se está no tempo da operação, e que a “cidade da Praia e Cabo Verde” merecem esta cooperação, "fundamental para o sucesso da Praia”.
“De nada vale o Governo ter razão, a câmara não, ou de nada vale a câmara ter razão, e o Governo não, se no final o grande prejudicado é a população da Praia e de Cabo Verde”, reconheceu.
De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), liderada por Francisco Carvalho, foi vencedora das autárquicas neste município com 25.102 votos favoráveis, correspondente a 62,40 por cento (%) (maioria absoluta), tendo elegido todos os nove vereadores.
Francisco Carvalho, Adelsia Almeida, Fernando Pinto, Ricardo Fidalgo, Kyra Varela, Jorge Garcia, Bequeline Correia e Silva, Carlos Varela, Carlos Dias são os vereadores para o quadriénio 2024/2028.
SR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar