
Porto Novo, 11 Nov (Inforpress) – Os adeptos do futebol em Santo Antão Sul mostraram-se hoje “preocupados” com o estado actual do futebol nesta região desportiva, numa altura em que o número das equipas nas provas oficiais tem estado a diminuir nas últimas épocas.
Numa altura em que apenas cinco das nove equipas oficiais confirmaram a presença nas competições regionais nesta temporada, os adeptos, abordados pela Inforpress, sugeriram a necessidade de repensar o futebol em Santo Antão Sul, que, a seu ver, está em declínio.
O adepto José Neves é de opinião que o futebol nesta região desportiva deve ser repensado, sob pena de “dentro de pouco tempo” não haver equipas em condições de competir devido a problemas de organização e financeiros.
Este adepto sugeriu, como uma das saídas, “a aposta séria na formação” e dotar os dirigentes de conhecimentos que resultem em “melhores práticas” a nível da gestão nas agremiações desportivas.
Carlos Santos disse que o futebol em Santo Antão Sul deve ser analisado nas diversas vertentes, sobretudo a nível da organização, financeiro e desportivo, sendo também uma necessidade a formação dos dirigentes.
António Rodrigues é de opinião de que se devia retomar a realização de um único campeonato em Santo Antão para dar mais competitividade ao futebol na ilha, propondo a institucionalização de um campeonato da segunda divisão.
Um campeonato regional a nível de toda a ilha de Santo Antão, além de competitividade, suscita mais interesse dos patrocinadores, entende.
João Delgado defende também a aposta na formação como via para assegurar a sustentabilidade dos clubes, que, a seu ver, deveriam criar escolas de iniciação desportiva.
Nesta temporada, apenas cinco clubes vão competir nas competições oficiais, sendo que a maioria depende em grande medida do subsídio de 100 mil escudos atribuído pela Câmara Municipal do Porto Novo.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar