São Filipe, 21 Fev (Inforpress) – O jogo entre Valencia e Académica, calendarizado para as 14:00 de sábado, 22, no campo de São Lourenço, é o destaque da 12.ª jornada do campeonato regional do primeiro escalão da ilha do Fogo.
O encontro colocará frente a frente o líder do regional, Académica, e o quarto classificado, Valência, que estão separados por apenas quatro pontos.
As duas equipas vão entrar em campo à procura dos três pontos para manter acesa na corrida ao título regional.
Apesar de Valência ter sido sensação do campeonato, habitualmente não costuma criar dificuldades à formação da Académica e, por isso, esta agremiação parte como favorita a conquistar os três pontos para consolidar a liderança, independentemente dos resultados dos outros jogos.
Em caso de derrota, a formação de Valência fica praticamente arredada da corrida ao título e pode ser ultrapassada na tabela classificativa pelo Vulcânico, e cairá assim para a quinta posição.
A seguir ao encontro entre Valencia e Académica, no campo de São Lourenço, o Botafogo, segundo classificado, joga com o Nô Pintcha, dos Mosteiros.
O Botafogo, que entra em campo conhecedor do resultado do líder do regional, vai querer conquistar os três pontos e manter a diferença pontual e manter-se assim na corrida ao título, que poderá ser decidido no jogo entre as duas agremiações.
Por sua vez, o Nô Pintcha precisa de pontuar para poder manter a vantagem na corrida pela manutenção no escalão principal.
Nos Mosteiros, Cutelinho recebe Juventude, que ainda não pontuou e que já averbou 11 derrotas para o campeonato regional.
No domingo, 23 de Fevereiro, a União de São Lourenço joga contra o Juventus de Curral Grande, um jogo tido como importante para as duas equipas face à manutenção no primeiro escalão, e o Luzabril recebe o Vulcânico, no campo de São Lourenço, para o fecho da 12.ª jornada.
Jogos da 12.ª jornada do campeonato regional do primeiro escalão:
Valencia – Académica e Botafogo – No Pintcha, sábado, 22, no campo de São Lourenço, e Cutelinho – Juventude, no estádio Francisco José Rodrigues, nos Mosteiros. União de São Lourenço – Juventus de Curral Grande e Luzabril – Vulcânico, domingo, 23, no campo de São Lourenço.
A direcção da Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF), face à mudança na data do início do campeonato nacional, que foi adiado para o fim-de-semana de 12 e 13 de Abril, comunicou os clubes do primeiro escalão o reajuste do calendário do campeonato regional de modo que termine na semana de 03 e 04 de Abril.
Para que o cronograma seja cumprido, os jogos das semifinais da Taça do Fogo, em futebol, serão disputados no meio da semana, especificamente na quarta e quinta-feira da próxima semana.
Além disso, a ARFF informou que, ao menos, dois jogos do campeonato regional do primeiro escalão terão que ser realizados no meio da semana, em datas a serem confirmadas, como parte do esforço para cumprir os prazos estipulados.
Com relação ao campeonato regional do segundo escalão realizam-se os jogos da 9.ª jornada: Nova Era - Atlântico, Parque Real – Brasilim e Desportivo de Cova Figueira - ABC de Patim.
Para o campeonato sub 17, jogam a quarta jornada com os seguintes jogos: Sumbango – Académica e Pavense – Valencia.
Com relação à equipa técnica da seleção da ilha do Fogo, o presidente da direcção da ARFF admitiu que poderá ser formada pela dupla João de Brito, conhecido como Djony, ex-treinador adjunto da Académica, e Ailton Macedo, técnico principal do Cutelinho.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar