Futebol/Fogo: Académica perde (1-2) com Botafogo e pode ser alcançado na liderança pelo Vulcânico

Inicio | Desporto
Futebol/Fogo: Académica perde (1-2) com Botafogo e pode ser alcançado na liderança pelo Vulcânico
18/01/25 - 08:42 pm

São Filipe, 18 Jan (Inforpress) – A Académica perdeu hoje no campo de São Lourenço por 1-2 frente ao Botafogo no jogo mais importante da oitava jornada do campeonato regional do primeiro escalão e pode ser alcançado na liderança pelo Vulcânico.

O líder do regional, Académica, até começou melhor no jogo e aos três minutos, Badjú de bola parada à entrada da área rematou para o golo que deu vantagem à sua equipa.

Depois do golo madrugador da Académica e quando se esperava pelo domínio desta formação, o Botafogo reagiu bem e passou a dominar o jogo e a pressionar a Académica no seu meio campo.

Depois de desperdiçar oportunidade de chegar ao golo, aos 23 minutos empatou num autogolo do defesa Zata.

Aos 32 minutos o Botafogo desperdiçou a hipótese de marcar numa jogada em que o guarda-redes estava fora de baliza, Tui rematou, mas a bola passou ao lado.

Com o domínio do Botafogo, o primeiro tempo terminou com igualdade a um golo, resultado lisonjeiro para a Académica.

O segundo tempo foi de jogo mais repartido, embora com domínio do Botafogo que aos 20 minutos quase chegava ao segundo golo, mas o remate saiu ao lado e aos 34 o Botafogo levou uma bola ao poste esquerdo na sequência de um canto.

No período de compensação e quando todos esperavam pelo empate e numa jogada de ataque o Botafogo, por intermédio de Inielson, marcou o segundo que deu a vitória a esta agremiação.

No último lance do jogo, na sequência da marcação de um pontapé de canto, a Académica levou a bola ao poste e na recarga um dos seus jogadores rematou ao lado.

Com esta vitória, o Botafogo entra na corrida ao título e está agora a dois pontos da liderança.

No outro jogo importante da jornada o Cutelinho depois de estar a vencer por 2-0 terminou o jogo empatado a dois golos com a formação de Valência.

A primeira parte foi de domínio completo da equipa dos Mosteiros que empurrou a formação de Valência para o seu meio campo e criou várias oportunidades de golo.

O Cutelinho viria a marcar aos 34 minutos por intermédio de Né após uma recuperação da bola por parte de Júnior. A formação dos Mosteiros reclamou ainda uma grande penalidade que não foi atendida pelo arbítrio.

Na primeira parte Valencia fez “muito pouco” e teve apenas dois remates.

No segundo tempo entrou melhor no jogo, mas foi Cutelinho que, aos 12 minutos, fez o segundo golo.

Aos 26 minutos, Djica na sequência de um pontapé de canto reduziu para 1-2, aos 40 minutos Valência falhou por pouco a igualdade e no período de compensação, cinco minutos e que já tinham sido ultrapassados, o árbitro apontou para a marca da grande penalidade a favor de Valência e Djica fez o 2-2 final.

A equipa técnica e jogadores reclamaram no final do jogo contra a equipa de arbitragem e o treinador do Cutelinho, Ailton Macedo, culpou a arbitragem pela perda de dois pontos, que, face ao resultado do jogo entre Académica e Botafogo, daria o Cutelinho a liderança isolada.

“Queria e trabalhamos para ganhar jogo que só ficou complicado por encontrar uma equipa de arbitragem que veio para prejudicar o Cutelinho”, disse Ailton Macedo que reclamou da “compensação sob compensação” além de assinalar um “pénalti” quando “foi o jogador de Valência que fez falta no início da jogada e que não foi assinalado”.

“O futebol do Fogo está uma mentira”, desabafou o treinador do Cutelinho, que disse estar no futebol porque gosta, mas entende que assim “não vale a pena” porque não quer ir ao campo para ofender ninguém.

“O Cutelinho foi roubado, e todos viram, pela equipa de arbitragem”, afirmou o treinador, que avançou que as equipas de arbitragem devem preocupar-se com o seu trabalho sem ver pela dimensão das equipas.

“Jogamos melhor e isso foi um roubo. A Associação deve tomar medidas, porque Cutelinho é também uma equipa grande e deve ser respeitado” afirmou Ailton Macedo.

Na abertura da jornada a formação de Luzabril derrotou a de União de São Lourenço por 2-1.

Resultado parcial dos jogos da oitava jornada do primeiro escalão: União de São Lourenço 1 Luzabril 2, Valencia 2 Cutelinho 2 e Académica 1 Botafogo 2. A jornada é completada no domingo, 19, com os jogos Juventus de Curral Grande – Nô Pintcha e Juventude – Vulcânico.

A Académica lidera o campeonato regional com 18 pontos, seguido de Cutelinho, com 17, Valência e Botafogo, com 16, Vulcânico, 15 (menos um jogo) Luzabril, 11, Juventus de Curral Grande, com sete, União de São Lourenço, seis , Nô Pintcha quatro e Juventude ainda não pontuou.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar