Fundação Dretu desenvolve projecto multidisciplinar para combater desafios sociais na Achada de Santo António

Inicio | Sociedade
Fundação Dretu desenvolve projecto multidisciplinar para combater desafios sociais na Achada de Santo António
30/09/25 - 03:02 pm

Cidade da Praia, 30 Set (Inforpress) – A Fundação Dretu, em parceria com a Fundação Benfica de Portugal, está a desenvolver um projecto multidisciplinar que visa promover a inclusão, a educação e a saúde para transformar a realidade dos jovens da Achada Santo António.

O projecto foi discutido hoje durante um seminário conjunto realizado pela primeira-dama, Débora Carvalho, enquanto presidente da Fundação Dretu, e contou com a participação da Fundação Benfica, especialistas e parceiros sociais.

O evento foi realizado após uma visita a este bairro da cidade da Praia, nomeadamente, a escolas e associações comunitárias, daí que, explicou a primeira-dama, o objectivo foi de analisar em conjunto os desafios, para ver o quê que já foi feito e onde poderiam agregar valor à comunidade.

“O foco será a educação, vamos usar a ferramenta do desporto e da formação técnica ou profissional para apoiar tanto meninas como rapazes que não estão a encontrar atractividade no sistema de ensino, mas que possam regressar a este mundo académico”, avançou.

Segundo Débora Carvalho o bairro de Achada de Santo António foi escolhido para a implementação inicial do projecto devido aos desafios sociais que enfrenta, como desvio de comportamentos por parte das crianças, adolescentes e jovens.

“E é um bairro muito interessante de trabalhar, porque nós temos a presença de embaixadas de referência, temos o Banco Central, Assembleia Nacional, mas, ao mesmo tempo, temos no bairro sinais de preocupação comportamental”, argumentou.

De acordo com a Fundação Dretu, a ideia é implementar o modelo de intervenção inicialmente na Achada de Santo António e, posteriormente, expandir a iniciativa para outros bairros, levando em consideração as particularidades de cada comunidade.

Com isso, quer que a Achada de Santo António se torne um exemplo de reconciliação e oportunidade, e não num bairro marcado por violência.

ET/HF

Inforpress/Fim

Partilhar