
Assomada, 21 Nov (Inforpress) – O presidente da RNCEPT-CV, Marciano Monteiro, classificou hoje como “altamente positivo” o balanço do Fórum Internacional FIFE 2025, que decorre desde quarta-feira, 20, na Faculdade de Educação e Desporto da Uni-CV, em Santa Catarina de Santiago.
Sob o lema “Investir na Educação & Inovar com IA”, o encontro, promovido pela Rede Nacional da Campanha de Educação Para Todos (RNCEPT-CV) em parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), juntou especialistas nacionais e internacionais, académicos, decisores políticos e parceiros estratégicos para debater, sobretudo, questões ligadas ao financiamento, qualidade, inclusão e inovação tecnológica no sistema educativo cabo-verdiano.
Em declarações à Inforpress, Marciano Monteiro explicou que o fórum, já na sua recta final, foi concebido com o propósito de “debater vários temas que dizem respeito à educação”, com enfoque especial nas questões relacionadas com o investimento e financiamento do sector.
“Este fórum tinha como propósito tratar das questões relacionadas com investimento, ou seja, financiamento da educação e foram debatidos vários temas referentes a esta questão”, afirmou.
Questionado se o objectivo foi alcançado, o responsável garantiu que sim, sublinhando a forte participação nas diferentes sessões.
“Garanto que sim, porque ontem houve comunicações com muita participação, comunicações que foram muito activas, tanto para os painelistas como para os participantes. E hoje também estamos a iniciar com a mesma força, com a mesma velocidade. Eu garanto que o objectivo está a ser atingido”, reforçou.
Quanto ao balanço global, Monteiro não teve dúvidas em considerá-lo “positivo”, destacando o envolvimento de painelistas e participantes.
O presidente da RNCEPT-CV adiantou ainda que o encontro deverá produzir documentos com recomendações e propostas concretas, à semelhança do que acontece com outros eventos promovidos pela rede.
“Nos workshops, nos eventos que a rede tem realizado, sempre há documentos com recomendações e outros a saírem de cada evento. Este fórum também não vai passar despercebido nessa questão, os documentos certamente irão sair no tempo certo, com as principais recomendações e sugestões, enfim, um conjunto de coisas que só acabam por alavancar, da melhor forma, a nossa educação aqui em Cabo Verde”, assegurou.
O Fórum FIFE 2025 é dirigido a professores, estudantes, investigadores, organizações da sociedade civil e responsáveis de instituições públicas e privadas ligadas à educação.
DV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar