São Filipe, 11 Abr (Inforpress) – As vias asfaltadas e mais utilizadas pelos pedestres e pelos veículos vão ser iluminadas com a substituição dos candeeiros e lâmpadas e introdução de novos candeeiros com recurso a lâmpadas led, adiantou fonte camarária.
O vereador pela área das Infraestruturas da câmara de São Filipe, Euclides Fernandes, disse que em parceria com a Empresa de Electricidade, Electra, a edilidade vai proceder à iluminação das vias asfaltadas pela câmara, nomeadamente a de Rotunda da Polícia até o acesso à praia de Fonte Bila e de Lém de Meio até Casas do Sol, passando pela escola secundária e Hospital Regional São Francisco de Assis.
Igualmente com a conclusão dos trabalhos de asfaltagem da via de Santa Filomena, a edilidade vai proceder à melhoria da iluminação pública com a substituição dos candeeiros e lâmpadas desde Cruz dos Passos até à última casa do bairro III Congresso.
Para tal a câmara tem disponível 103 candeeiros leds que foram disponibilizados pelo município português de Palmela, geminado com São Filipe e que serão utilizados neste processo.
Para as vias de Xaguate Cima, passando pela Rotunda de Xaguate até perto do armazém de Cimpor na estrada de acesso ao porto de Vale dos Cavaleiros e do largo de Enacol até o entroncamento de Congresso a iluminação pública será com recurso a outro tipo de lâmpada e de melhor qualidade, referiu o vereador.
Recorda-se que no ano passada a câmara de São Filipe contemplou com iluminação led as ruas mais movimentadas e utilizadas por pessoas e viaturas do centro histórico da cidade, nomeadamente a avenida Amílcar Cabral até a praça do Presídio, Rotunda de Xaguate, passando por Aguadinha, Cruz dos Passos até junto da Esquadra da Polícia Nacional, Escola Central passando pela pracinha Rodrigo até antiga central eléctrica e o largo de Alto São Pedro.
Em 2023 a câmara de Palmela disponibilizou cerca de uma centena (97) de candeeiros led e as respectivas braçadeiras e lâmpadas, e este ano mais 103, totalizando duas centenas de candeeiros led.
No quadro da cooperação descentralizada este município português está a preparar o envio de três carregadores de carros eléctricos para São Filipe, além de um conjunto de materiais escolares que já se encontram na ilha.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar