Fogo: São Filipe sem registo de caso confirmado de dengue desde 21 de Março – delegada de Saúde

Inicio | Sociedade
Fogo: São Filipe sem registo de caso confirmado de dengue desde 21 de Março – delegada de Saúde
11/04/24 - 10:56 am

São Filipe, 11 Abr (Inforpress) – O município de São Filipe está sem registo de qualquer caso confirmado de dengue desde o dia 21 de Março e a situação tende a normalizar, disse a delegada de Saúde, Joana Alves.

Segundo a delegada, na semana de 21 de Março foi diagnosticado um caso suspeito que depois não foi confirmado pelos exames laboratoriais, mantendo-se assim o município de São Filipe com o registo de 557 casos suspeitos e 335 casos confirmados de dengue.  “Há uma estabilidade na evolução da doença quer no município de São Filipe como no dos Mosteiros, os mais atingidos”, acrescentou.

Apesar da ausência de casos confirmados, a delegada de Saúde disse que os trabalhos de sensibilização e de luta contra o mosquito continuam e que, neste momento, a equipa de pulverização, depois de cobrir praticamente todas as zonas, está a fazer uma segunda pulverização nos bairros da cidade de São Filipe para eliminar possíveis focos de mosquitos antes do período das chuvas.

A equipa de pulverização vai aproveitar o regresso de muitos emigrantes para a realização das suas tarefas, principalmente nas moradias pertencentes aos emigrantes e que estavam fechadas.

A fiscalização nos hotéis e restaurantes e sensibilização das pessoas vão continuar ao longo de Abril e no próximo mês de Maio, em parceria com as diferentes instituições, nomeadamente câmara, educação e associações comunitárias, promover megacampanha de limpeza nas várias comunidades do município.

Recorda-se que até 01 de Abril a ilha do Fogo registou um total acumulado de 840 casos suspeitos, dos quais 479 foram casos positivos de dengue.

São Filipe com 557 casos suspeitos e 335 casos confirmados de dengue foi o município com maior registo, seguido dos Mosteiros com 267 casos suspeitos e 139 confirmados e Santa Catarina do Fogo com 16 casos suspeitos e cinco casos confirmados.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar