São Filipe, 04 Jun (Inforpress) – A Rede de protecção à criança contra o abuso e exploração sexual (RPC-FG) promoveu hoje uma marcha para assinalar o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual de Menores e Dia Internacional da Criança Inocente Vítima de Agressão.
A marcha, que decorreu sob o lema “uma sociedade consciente dos direitos das crianças é uma sociedade mais justa e protectora” partiu do largo de Cruz dos Passos com passagem pelo Alto de Aguadinha, delegação do Ministério da Educação, Tribunal da Comarca, mercado municipal, Câmara Municipal e terminou no ponto da partida.
A marcha foi encerrada com a formação da palavra “stop” pelos alunos das escolas de Cobom, Santa Filomena, Pedro Cardoso e escola secundária Dr. Teixeira de Sousa, todas do agrupamento um, que participaram da iniciativa que teve como objectivo chamar atenção da sociedade para a problemática do abuso e exploração sexual de crianças.
A responsável da Rede Local, Sónia de Pina, disse que o foco da rede é trabalhar a questão da sensibilização nas escolas com as crianças ensinando-as a autoproteger e nas comunidades com os pais para ensina-los a protegerem os seus filhos de abuso e agressão sexual.
Sónia de Pina revelou que a rede tem recebido algumas denúncias de casos de abuso e agressão sexual que são encaminhados para a Polícia, ICCA (Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente) ou Tribunal, indicando que a rede tem apoiado as famílias das vitimas de agressões e abusos sexuais.
Para minimizar a problemática que ainda constitui um tabu na sociedade, o primeiro passo é reconhecer e respeitar os direitos das crianças, assim como a consciencialização de todos da necessidade de proteger as crianças e adolescentes.
Para assinalar as duas datas, o ICCA promove hoje o lançamento da campanha “Proteja” integrado na actividade central da semana nacional de luta contra abuso e exploração de criança e adolescente.
O evento está programado para o meio desta manhã no auditório Padre Pio Gottin e conta com a presença do ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS), Fernando Elísio Freire, da presidente do ICCA, Zaida Freitas, representante da Unicef e do presidente da câmara de São Filipe.
Após o lançamento da campanha Proteja, a mesma será apresentada em várias comunidades educativas como Chã das Caldeiras, Cabeça Fundão, Achada Furna, Patim e em alguns pontos da cidade de São Filipe como mercado municipal, Largo de Cruz dos Passos e Rotunda do Bairro III Congresso.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar