Fogo: São Filipe recebe financiamento de ONG luxemburguesa para reabilitação de escolas

Inicio | Cooperação
Fogo: São Filipe recebe financiamento de ONG luxemburguesa para reabilitação de escolas
08/02/25 - 10:15 am

São Filipe, 08 Fev (Inforpress) – O município de São Filipe foi contemplado com um financiamento da ONG luxemburguesa Betebuerg Helleft, para a reabilitação de escolas no triénio 2025/27, no valor global de 833 mil euros, pouco mais de 91 mil contos cabo-verdianos.

A informação foi compartilhada esta sexta-feira, 07, pelo presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, durante um encontro com o embaixador do Luxemburgo em Cabo Verde, Jean-Marie Frentz, que esteve na ilha do Fogo para uma breve visita.

Os recursos serão direccionados para a reabilitação das escolas de ensino básico obrigatório e jardins de infância do município.

A primeira parcela do financiamento, superior a 15 mil contos, já foi transferida e será aplicada na recuperação da escola básica de Ponta Verde (norte) e no Jardim Flor de São Filipe, localizado na cidade de São Filipe.

A vereadora de Educação, Eva Spínola, informou que as obras terão início ainda no primeiro trimestre de 2025 e destacou que o projecto já está elaborado e que, nos próximos dias, será lançado um concurso público para a selecção da empresa responsável pela construção e execução das obras.

Além disso, as demais parcelas do financiamento serão transferidas semestralmente de modo a permitir a implementação gradual do projecto que visa reabilitar um conjunto de escolas básicas e jardins de infância espalhados pelo município.

Neste momento a organização não-governamental (ONG) luxemburguesa Betebuerg Helleft financia a reabilitação e construção de escolas básicas e jardins de infância nos três municípios da ilha, São Filipe, Mosteiros e Santa Catarina, num valor global que ronda os três milhões de euros.

O embaixador do Luxemburgo foi convidado pelo presidente da Câmara Municipal de São Filipe para participar das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe que terão seu ponto alto entre os dias 25 de Abril e 1º de Maio.

JR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar