
São Filipe, 03 Nov (Inforpress) – Os municípios de São Filipe, na ilha do Fogo, e Pawtucket, no estado norte-americano de Rhode Island, manifestaram o seu empenho em formalizar uma parceria institucional que culminará na assinatura de um futuro protocolo de amizade e cooperação.
A intenção surgiu durante a visita de uma delegação de Pawtucket ao Fogo, enquadrada na missão do Project Health CV (Projecto Saúde Cabo Verde – PHCV), que visa reforçar os laços entre as ilhas do Fogo e Brava e a expressiva diáspora residente naquela cidade dos EUA.
O presidente da Câmara Municipal de Pawtucket, Donald R. Grebien, demonstrou grande entusiasmo com o potencial desta cooperação.
"Algum tipo de protocolo entre São Filipe e Pawtucket é muito importante. E não se trata apenas de uma assinatura, mas de um entendimento que tenha significado e resultados concretos. Sou totalmente a favor", declarou Donald Grebien, sublinhando que a cooperação deve abranger, além da saúde, as áreas da cultura e da economia.
O presidente da câmara de São Filipe, Nuias Silva, destacou a abertura do seu homólogo de Pawtucket e revelou que já existe um entendimento para começar a construir as bases do futuro acordo.
"Chegamos a um acordo para, no regresso da Brava, começarmos a elaborar as bases deste protocolo, que poderá ser assinado futuramente. Será um protocolo cultural, desportivo e recreativo, que permitirá intercâmbios entre as duas comunidades", explicou Nuias Silva.
Segundo Nuias Silva, o documento também deverá criar condições para reforçar as relações comerciais e mobilizar equipamentos essenciais para o seu município.
“Queremos, com o apoio das organizações em Rhode Island e Pawtucket, trazer ambulâncias, materiais para a área da saúde, protecção civil e bombeiros”, acrescentou o autarca, frisando ainda a importância de aproximar as comunidades para uma melhor integração dos emigrantes cabo-verdianos nos Estados Unidos.
A directora do Projecto Saúde Cabo Verde, Elizabeth Moreira, explicou que esta é a segunda missão médica à ilha do Fogo e que o grupo trouxe profissionais para especialidades prioritárias como pediatria, infecciologia e urologia.
“No início, fizemos uma avaliação para identificar as necessidades do hospital e as especialidades mais urgentes. Enviamos um contentor de 40 pés com equipamentos e estamos a restabelecer as parcerias com a direção clínica”, afirmou.
A missão decorre até 06 de Novembro e envolve coordenação com os médicos locais para maximizar o número de atendimentos.
A visita reforça a ponte histórica entre Cabo Verde e a diáspora em Rhode Island, especialmente em Pawtucket, onde reside uma expressiva comunidade originária das ilhas do Fogo e Brava.
A expectativa é que o futuro protocolo consolide essa ligação, promovendo intercâmbio cultural, desenvolvimento social e novas oportunidades de cooperação entre os dois municípios.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar