São Filipe, 10 Jul (Inforpress) - A elaboração do Plano Detalhado de Salinas, no município de São Filipe, na ilha do Fogo, irá orientar as actividades económicas e identificar as melhores localizações para grandes investimentos turísticos, incluindo hotéis e empreendimentos residenciais.
A informação foi avançada pelo presidente da câmara, Nuias Silva, à margem da 'socialização' do projecto do novo arrastadouro de Salinas, e destacou o potencial turístico das Salinas, que classificou como o ex-libris da ilha, a par do vulcão.
"A Salinas deve ser tratada como um todo, valorizando toda a zona, que é uma das principais atracções naturais da ilha", referiu Nuías Silva, que classificou que Salinas como uma zona balnear de excelência, com potencial para atrair muitos turistas.
Segundo o presidente da câmara, um plano detalhado bem elaborado, que inclua toda a área das dunas a norte da baía de Salinas, até as praias de Soprá, e outras, poderá transformar a região num destino de alto valor turístico.
O objectivo, explicou, é atrair investidores que actualmente investem em destinos como Sal e Boa Vista, incentivando a construção de infraestruturas de alta qualidade para um turismo mais sofisticado, que combina a beleza natural com o sol e as praias.
Nuias Silva salientou que há uma parte de Salinas que ainda é pouco conhecida, inclusive pelos foguenses, e que a sua descoberta representa uma “oportunidade imperdível” para os moradores, os cabo-verdianos e os turistas internacionais.
“Salinas vale como um todo e o Plano Detalhado de Salinas irá oferecer orientações importantes e indicação dos melhores locais para grandes investimentos turísticos”, reforçou.
O gestor do Fundo do Turismo, Manuel Ribeiro, aconselhou a edilidade a solicitar apoio técnico do Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT) na elaboração do Plano Detalhado de Salinas para melhor aproveitamento das potencialidades da zona.
O plano detalhado promete abrir novas perspectivas para o crescimento sustentável de Salinas, valorizando as suas belezas naturais e promovendo um turismo de qualidade que harmoniza a natureza, o sol e o mar.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar