Fogo: ICIEG promove jornada de reflexão sobre democracia e igualdade de género para eleitos da ilha

Inicio | Sociedade
Fogo: ICIEG promove jornada de reflexão sobre democracia e igualdade de género para eleitos da ilha
24/10/25 - 08:55 am

São Filipe, 24 Out (Inforpress) - O Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) promove hoje, na cidade de Igreja, Mosteiros, uma jornada de reflexão sob tema “Participação política sob a lente do género”.

A jornada e reflexão, destinada aos eleitos dos três municípios da ilha, integra as celebrações do Dia Internacional da Democracia, celebrado a 15 de Setembro, e visa reforçar a participação política plural e inclusiva.

De acordo com uma nota de imprensa enviada à Inforpress, a jornada é uma oportunidade para reforçar os princípios da inclusão, liberdade, igualdade, paz e desenvolvimento sustentável.

A sua realização tem como finalidade estimular o diálogo e a reflexão sobre a participação política em Cabo Verde, analisando os desafios e identificando estratégias que possam contribuir para uma representação democrática mais plural, inclusiva, paritária e participativa.

A mesma fonte informou que a jornada é desenvolvida com uma metodologia flexível e participativa, que incentiva a partilha de experiências, o debate e a interacção entre os participantes, permitindo que cada um reflita sobre o seu próprio papel político e o seu compromisso com a igualdade de género.

A jornada de reflexão dos Mosteiros faz parte de um ciclo nacional de encontros que o ICIEG tem vindo a realizar em diferentes municípios do país, com acções já realizadas na cidade da Praia, para eleitos locais dos concelhos da Praia, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos e Maio, na Calheta de São Miguel, para representantes de Tarrafal e Santa Cruz, nas ilhas de São Vicente, Santo Antão, cobrindo os municípios de Porto Novo, Ribeira Grande e Paul, e na ilha Brava.

O ciclo da jornada continuará a percorrer outros municípios, com o objectivo de abranger os eleitos e representantes partidários dos 22 municípios, garantindo que o debate sobre democracia e igualdade de género chegue a todo o território nacional.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar