São Filipe, 06 Ago (Inforpress) - A embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA), Jennifer Adams, realiza de 07 a 12 a primeira visita à ilha para reforçar vínculos com a diáspora e parcerias nos sectores da saúde, educação e agricultura.
A visita de Jennifer Adams tem como objectivo principal “reforçar os vínculos históricos e profundos” entre os EUA e a ilha, que abriga a maior concentração de cidadãos americanos residentes no país, de acordo com uma nota de imprensa da Embaixada.
Durante a sua estadia, a embaixadora Jannifer Adams irá visitar projectos financiados pelo governo dos Estados Unidos, reunir-se com autoridades locais, professores de inglês e cidadãos americanos residentes nos municípios de São Filipe, Santa Catarina e Mosteiros.
A diplomata pretende ouvir directamente as preocupações, experiências e sugestões da comunidade, promovendo assim um diálogo aberto e construtivo.
Um dos destaques da visita será a valorização do trabalho da Associação dos Médicos Cabo-verdianos-Americanos, a “Cape Verdean American Medical Association”, uma organização da diáspora cabo-verdiana nos EUA que tem sido fundamental no fortalecimento do sector da saúde em Cabo Verde.
A associação tem contribuído com missões médicas, doações de equipamentos e acções de formação para profissionais de saúde locais.
“A ilha do Fogo não é apenas um símbolo da força da nossa amizade, mas também um exemplo de como as comunidades da diáspora podem contribuir, de forma directa e duradoura, para o desenvolvimento dos seus países de origem", refere a nota de imprensa.
Com esta visita, a Embaixada dos EUA reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da ilha do Fogo, especialmente nas áreas da educação, saúde e agricultura, reforçando as pontes de cooperação e solidariedade entre os dois países.
Entre os projectos a visitar consta os implementados pela Associação para o Desenvolvimento do Fogo (Afosol) e com financiamento da Embaixada, nomeadamente o microprojecto de criação de porcos e galinha de Pico Pires, zona norte da cidade.
A Embaixada financiou três intervenções da Afosol, nomeadamente ligações domiciliares de água, segurança alimentar, com plantações de árvores de fruto, e melhoria de habitação de uma família muito carenciada, na localidade de Achada Grande e Relva (Mosteiros), que ocorreram antes de 2020.
O micro- projecto de Pico Pires, relacionado com a criação de porcos e de galinhas foi inaugurado no ano passado pela actual Cônsul dos Estados Unidos da América.
O valor total dos três microprojectos é da ordem de 2. 300 contos e foi “estratégico para melhoria das condições de vida das pessoas e cobertura a 100 por cento (%) das ligações domiciliárias de água” no município dos Mosteiros.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar